A 8ª turma da Escola de Governo e Cidadania assistiu na noite de ontem (17), a palestra sobre "Sistema Tributário e a Importância do Valor Adicionado para as Finanças Públicas", ministrado pelo Assessor de Movimento Econômico da AMVALI, Mateus S. Silvestrin.
Alguns pontos destacados na palestra foram: a legislação tributária, as obrigações acessórias, como é o Sistema Tributário Nacional, o que é valor adicionado e sugestões para melhorar o desempenho dos municípios.
Segundo Mateus "responder aos impactos da globalização exige ações públicas locais, objetivando uma integração não subordinada, que privilegie as questões sociais e a construção do espaço da cidadania a partir de forças econômicas e sociais locais e regionais. É necessário eliminar a tensão entre localidades está na constituição de novos arranjos políticos/financeiro-institucionais capazes de viabilizar projetos locais e regionais".
O palestrante destacou também que é preciso fortalecer os novos sujeitos destes processos – empreendedores locais, bancos e agências regionais, cooperativas e órgãos públicos locais, constituindo fóruns e outras formas de organização capazes de construir um pacto territorial local de forma democrática. Atuar no sentido de projetar regionalmente estratégias espaciais de modo a se contrapor aos efeitos perversos da globalização como a apartação socioespacial, a ação predatória dos recursos naturais, a disseminação da miséria ocasionada pelo esvaziamento e fragmento do território.
Para finalizar apontou que é necessário capacitar os agentes regionais (públicos e privados) para oferecerem opções de integração local/global que privilegiam a utilização de recursos endógenos dos municípios/região. Criar e fortalecer iniciativas econômicas locais para melhorar a infraestrutura produtiva permitindo aumentar suas escalas econômicas. Fortalecer o Governo Local, como promotor de desenvolvimento e facilitador da participação organizada da comunidade.