A Defesa Civil realizou Encontro com Técnicos, Engenheiros e Geólogos ligados a área ambiental da Defesa Civil vindos da região de Belluno na Itália, na quarta-feira (18), no auditório da Lunelli Têxtil, em Corupá. O objetivo foi a troca de conhecimento frente as questões climáticas e desastres naturais.
Os especialistas discorreram sobre o Sistema de Prevenção e Reação as Catástrofes Climáticas da Itália que dispõem, só na região de Belluno, de mais de 1.000 estações de medição meteorológica, mais do que existe em todo o estado de Santa Catarina.
Participaram do evento a Prefeita de Jaraguá do Sul – Cecília Konell, o vice-prefeito de Schroeder – Luis Aparício Ribas, o Promotor da Comarca de Jaraguá do Sul – Alexandre Schmitt dos Santos e o Diretor Executivo da AMVALI – Alessandro Hansen Vargas que foram recepcionados pelo Diretor da Defesa Civil – Jair Alquini e pelo Secretário Extraordinário de Reconstrução e do Desenvolvimento Rural de Jaraguá do Sul – Ingo Paulo Robl.
Após o relato do Sistema de Gestão de Catástrofe da comitiva de Belluno, foi realizada uma análise pontual das catástrofes que atingiram a microrregião da AMVALI, notadamente a situação do bairro Rio Molha em Jaraguá do Sul, que foi alvo de grande preocupação por parte da Prefeita Cecília Konell.
Na ocasião, a Prefeita destacou que todo o município de Jaraguá do Sul e a microrregião da AMVALI sofreram com as chuvas de novembro de 2008 e que somente através de uma forte integração entre os municípios será possível minimizar os impactos desta natureza no futuro.