A AMVALI através do Colegiado de Assistência Social encerrou no sábado (20), a capacitação "Conselho Tutelar e suas Atribuições", com a presença maciça dos participantes. O curso foi ministrado pela Presidente da Associação Catarinense dos Conselhos Tutelares, Maria Dolores Pelisão, que participa do Fórum Nacional do Conselho Tutelar e contou com a palestra do Professor da Furb, Roberto Dinz Saut, advogado da Associação Catarinense de Conselhos Tutelares.
Segundo Roberto, "ser conselheiro é sentir a dor da criança, é sentir a dor do adolescente, é sentir o desprezo, é ser humano e trabalhar para todos, num universo e não beneficiar somente alguns". O professor explanou sobre o FIA – Fundo da Infância e Adolescência que deve estar elencado ao orçamento municipal e ter um plano de aplicação.
O FIA foi autorizado pela Lei Federal 8.242/91, é gerido pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. Esses fundos existem nas instâncias federal, estadual e municipal e foram criados para captar recursos destinados ao atendimento de políticas, programas e ações voltadas para a proteção de crianças e adolescentes. "O Imposto de Renda, é a principal fonte de captação de recursos para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e sua utilização não traz ônus a quem contribui, pelo contrário traz responsabilidade social", disse.
O professor também destacou a importância de se fazer um diagnóstico em cada município para se conhecer a realidade e começar o trabalho sempre pelo programa mais simples, sendo que a família é a base de todo o trabalho.
Outros pontos abordados na capacitação pela professora Maria Dolores Pelisão foram: a função do Conselho Tutelar; áreas de atuação dos conselheiros; preparação para novos conselheiros; o papel do conselheiro na comunidade.
A capacitação foi aberta pelo Presidente da AMVALI, Mário Fernando Reinke na manhã do dia 18 e encerrada pelo Secretário Executivo, às 12h00, do dia 20 e contou com 60 participantes, dentre eles conselheiros tutelares, membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e servidores públicos dos sete municípios da microrregião da AMVALI.