You are currently viewing Conferência Regional de Defesa Civil reúne mais de 200 participantes

Conferência Regional de Defesa Civil reúne mais de 200 participantes

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Ações preventivas e parcerias pontuaram as discussões durante o evento

A necessidade de desenvolver ações preventivas e parcerias entre a sociedade civil e as três esferas de governo – municipal, estadual e federal – foram dois dos pontos destacados nos pronunciamentos e palestras durante a Conferência Regional de Defesa Civil, realizada das 9 às 17h30 desta terça-feira (23), envolvendo 230 participantes reunidos no pavilhão "A" do Parque Municipal de Eventos, em Jaraguá do Sul. Para o presidente da comissão organizadora da conferência, o diretor da Defesa Civil/JS, Jair Alquini, o evento, reunindo representação de praticamente todos os municípios da Amvali, se apresenta como uma grande oportunidade para elencar as prioridades a serem aplicadas na região como ações conjuntas.

"Trabalharmos juntos é fundamental, pois as catástrofes não respeitam fronteiras e, além disso, precisamos entender que, diante de uma catástrofe não sobrevive o mais forte, mas o mais preparado", salienta Alquini e acrescenta: "Devemos envolver a participação de todos os segmentos da sociedade civil e governos na criação e desenvolvimento de políticas públicas de prevenção."

Como prefeita da cidade anfitriã do evento, Cecília Konell falou na abertura do evento, quando lembrou as situações de desastres ocorridas nos últimos anos no Vale do Itapocu para argumentar sobre a necessidade urgente de se estabelecer um processo de construção e fortalecimento de uma cultura de Defesa Civil. "Precisamos estar preparados para enfrentar os eventos adversos e minimizar o sofrimento humano. Independentemente de governos e siglas partidárias, temos que seguir brigando por políticas públicas que considerem também a Defesa Civil como prioridade, pois a preocupação com a segurança e com a vida da população está acima de qualquer ideologia".

O promotor de justiça do do Meio Ambiente – Comarca de Jaraguá do Sul, Alexandre Schmitt dos Santos, destacou que esta conferência – assim como todas as outras realizadas em praticamente todo o Brasil – se apresenta como uma oportunidade de estruturar a Defesa Civil em todos os níveis de governo. Ele considera que também é fundamental a elaboração de um plano de emergência para que cada um saiba o que deve fazer quanto houver alguma ocorrência. Em Jaraguá do Sul, um grupo de trabalho do Pró-Jaraguá já elaborou um plano, que foi apresentado aos conferencistas no período da manhã.

Ainda na parte da manhã, três palestras foram apresentadas. A primeira delas pelo geólogo da prefeitura jaraguaense, Normando Zitta, que destacou algumas ferramentas importantes que devem estar à disposição da Defesa Civil: o mapa atualizado – base cartográfica – com detalhamento da cidade; cadastro de imóveis; mapa de solo; mapa de riscos; cadastro de ocorrências; sistemas de medição; participação da sociedade e educação ambiental. A outra participação foi da gerente de Prevenção da Defesa Civil Estadual, a socióloga Rita de Cássia Dutra, que falou sobre a atenção integrada para atuar na prevenção de catástrofes. De acordo com ela, o trabalho desenvolvido por sua gerência é voltado à orientação das comunidades mais frágeis com o propósito de reduzir a vulnerabilidade social destas populações frente aos desastres. A terceira palestrante foi a meteorologista do Ciram/Epagri, Marilene de Lima, que explicou sobre os serviços que a autarquia estadual dispõe para as instituições interessadas.

No período da tarde ocorreram de três oficinas: "Desafios para a efetivação da Defesa Civil no século XXI: Estado, sociedade, clima, desigualdade e desenvolvimento"; "Políticas públicas de atenção integral ao cidadão; o paradigma da assistência humanitária"; "Mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social à efetivação da política pública de Defesa Civil". Também houve a eleição dos dos delegados que irão representar a região na Conferência Estadual de Defesa Civil, no dia 3 de março, em Florianópolis.

A Conferência Regional de Defesa Civil teve como abrangência todas as cidades que integram a Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) – Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Corupá, Barra Velha e São João do Itaperiú – e foi coordenada pela Defesa Civil/JS, com a participação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional.

Fonte
Jair Alquini (diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul)
Telefones 2106-8235 e 9922-0109

Jorge Pedroso
Jornalista (DRT/RS 6009)
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Jaraguá do Sul
Telefone: 2106-8103