A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou na noite de ontem (16), a primeira aula da 9ª turma com cerimônia de abertura que contou com a presença do Presidente da AMVALI – Mário Fernando Reinke, do Diretor da Escola de Governo – Alessandro Hansen Vargas, do Secretário de Indústria e Comércio – Célio Bayer representando a Prefeita Cecília Konell, do Vice-Prefeito de Schroeder – Luis Aparício Ribas representando o Prefeito Felipe Voigt, do Vice-Pesidente da Câmara de Vereadores de Schroeder – Moacir Zamboni e da Secretária de Assistência Social e Saúde, Suzane Reinke.
Após a abertura foi realizada apresentação aos alunos dos conceitos e da proposta curricular da Escola de Governo, ministrada pelo Diretor Alessandro Hansen Vargas. A apresentação iniciou com missão da Escola de Governo que á atuar politicamente para a transformação da sociedade brasileira, na defesa e promoção da ética na política, dos valores republicanos e democráticos e do desenvolvimento sustentável.
Segundo Alessandro "o curso de "Formação Cidadã de Governantes" dirige-se a todos aqueles que tomam as decisões, aos que influenciam as decisões e aqueles que vivenciam as experiências de políticas públicas".
No primeiro caso, tratam-se dos governantes, de seus executivos e auxiliares, nos níveis federal, estadual e municipal; dos parlamentares; dos membros da Magistratura e do Ministério Público. No segundo caso, tratam-se de dirigentes partidários e de movimentos sociais, organizações não-governamentais, lideranças empresariais, comunitárias, sindicais e estudantis, comunicadores e demais formadores de opinião. E por fim, ambos os agentes acima citados, além da população sob influencia de políticas públicas.
O diretor explanou como surgiu a Escola de Governo em 2002, falou sobre a atual mantenedora que é a AMVALI, apresentou os apoiadores, a diretoria e abordou a metodologia do curso. Através de palestras multitemáticas a Escola de Governo trabalha seis macroambientes: Cultural, Social, Econômico, Político Institucional, Físico Territorial e o Ambiental.
Alessandro finalizou dizendo que "nós acreditamos que o desenvolvimento do país só é possível na medida em que possamos contar com governantes éticos e preparados em todos os níveis e com cidadãos igualmente éticos, atuantes e comprometidos. O compromisso com a ética, o respeito integral aos direitos humanos e a defesa intransigente dos valores republicanos e democráticos são diretrizes fundamentais da orientação da Escola de Governo e Cidadania da AMVALI", salientou.
Fotos: Ueta Fotografias.