O Conselho de Secretários Municipais de Agricultura de Santa Catarina – CONSASC, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, através da Superintendência Federal de Agricultura de Santa Catarina, a Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural de Santa Catarina – SAR, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC e FECAM, através da AMVALI e AMUNESC, realizaram o "Seminário Técnico sobre SISBI / SUASA", nesta terça-feira, dia 06, no auditório da Anhanguera/Fatej, em Jaraguá do Sul.
Participaram do evento técnicos e secretários de agricultura dos municípios da microrregião da AMVALI e AMUNESC. Segundo o Presidente do CONSASC, Donato João Noernberg, "o objetivo do seminário é dar condições de prosseguimento para a implantação do SISBI/SUASA em Santa Catarina, em nível de municípios ou consórcios de municípios. Este é o sexto Seminário realizado pelo Conselho, num total de 11 que irão envolver todos os municípios do Estado".
O CONSASC iniciou as discussões sobre a implantação do SISBI/SUASA em 2006 e no final de 2009, o Estado de Santa Catarina através da Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural decidiram a adesão do sistema, cuja formalização acontece em maio de 2010.
O Fiscal Federal e Agropecuário do MAPA, Michel Tavares Q. M. Assis apontou que os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia já aderiram ao Sistema que visa a padronização dos procedimentos e critérios da inspeção dos produtos de origem animal. "O beneficio do SISBI/SUASA é que os produtores poderão comercializar seus produtos não só para o município, mas sim para todo o Brasil, como exemplo, um estabelecimento de produtos embutidos. Com a adesão do estado, os municípios poderão fazer parte do sistema e os estabelecimentos farão a solicitação, encaminhando a documentação ao MAPA que irá fazer uma auditoria para depois dar a liberação, se o parecer for favorável", explicou.
O Diretor Regional do CONSASC, Marcos Kreich, apontou que os seminários são uma forma de sanar as dúvidas dos técnicos e secretários com relação ao sistema e informar os benefícios para as agroindústrias que poderão buscar um comércio maior, além de aumentar a geração de emprego/renda.
O foco do SUASA objetiva também garantir a identidade, qualidade e segurança higiênico-sanitária dos produtos destinados ao consumo e é neste aspecto a exigência da equivalência entre os serviços, que será constatada a eficiência e eficácia dos processos através das auditorias processuais.