O Colegiado de Saúde da AMVALI realizou reunião na quinta-feira (15), no gabinete da Prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell. A reunião foi conduzida pelo coordenador do Colegiado, Francisco Airton Garcia – Secretário de Saúde de Jaraguá do Sul. Participaram da reunião os demais secretários de saúde dos municípios da AMVALI e o Diretor do Hospital e Maternidade Jaraguá, Heitor Dorlei Schunemann.
O Colegiado solicitou ao município referência Jaraguá do Sul e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina – CIS AMUNESC maior rapidez na execução dos procedimentos hospitalares no que tange as cirurgias eletivas, particularmente cirurgias de catarata, lembrando que existe uma demanda reprimida em torno de 400 cirurgias no âmbito dos municípios da microrregião.
Outro assunto da pauta foi a implantação do Acolhimento com Classificação de Risco (Protocolo de Manchester), conforme a Portaria 2048 do Ministério da Saúde que propõe a implantação nas unidades de atendimento às urgências do acolhimento e da "triagem classificatória de risco".
Segundo esta Portaria, este processo deve ser realizado por profissional de saúde, mediante treinamento específico e utilização de protocolos pré-estabelecidos e tem por objetivo avaliar o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento. Mais que uma previsão legal, a classificação de risco é entendida como uma necessidade para melhor organizar o fluxo de pacientes que procuram as portas de entrada de urgência/emergência, garantindo um atendimento resolutivo e humanizado àqueles em situações de sofrimento agudo ou crônico agudizado de qualquer natureza.
A seguir o Colegiado discutiu sobre cirurgias eletivas, solicitou também que o aumento do número de cotas e do valor de repasse a AADAV – Associação Assistencial de Deficientes Auditivos e Visuais de Jaraguá do Sul. Para finalizar apontaram a importância da realização de curso para auxiliares de dentista.