You are currently viewing Colegiado discute serviços socioassistenciais

Colegiado discute serviços socioassistenciais

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado de Assistência Social da AMVALI realizou na tarde de ontem (20) reunião com a presença da Assistente Social da FECAM, Janice Merigo que palestrou sobre a Política Municipal de Assistência Social, SUAS e a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais.

Janice iniciou falando sobre o papel da Secretaria Municipal de Assistência Social, sobre o planejamento e monitoramento do trabalho do CRAS e CREAS, a elaboração de projetos e acompanhamento de convênios, o acompanhamento dos fundos municipais, a organização de conferências, seminários e capacitações, sobre os benefícios do Plantão Social e a elaboração dos Planos de Assistência Social – PAS.

A seguir foi debatida a Resolução nº. 109/2009 que trata da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais: Serviços de Proteção Social Básica – CRAS, Serviços Proteção Social Especial de Média Complexidade – CREAS e de Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.

Quanto aos Serviços de Proteção Social Básica destacou o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF; o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; e o Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas. Quanto aos Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade falou sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI; o Serviço Especializado em Abordagem Social; o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida – LA, e de Prestação de Serviços à Comunidade – PSC; o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos (as) e suas Famílias; e o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

Já sobre os Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, conforme a resolução, explicou sobre o Serviço de Acolhimento Institucional; o Serviço de Acolhimento em República; o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; e o Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

Janice enfatizou o fato da prevenção, que é a proteção básica, pois quanto mais o município investir na prevenção menos irá gastar com média e alta complexidade. Também falou sobre a importância da capacitação para cuidadores de idosos, para que possam se organizar de maneira que não fiquem apenas com um membro da família.

Para finalizar, explanou sobre os cursos e treinamentos e lembrou também os municípios sobre a implantação do CRAS, cujo prazo encerra em dezembro de 2010.