O Presidente da AMVALI, Mário Fernando Reinke recebeu o Presidente dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Giorgio Rodrigo Donini e o Presidente dos Bombeiros Voluntários de Guaramirim e da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, Ademir Orsi para discutir sobre os desafios dos Bombeiros Voluntários frente à ameaça de militarização por parte dos Bombeiros Militares do Estado de Santa Catarina.
Os Bombeiros Voluntários são entidades que prestam serviço comunitário de elevado interesse público desde 1892 em Santa Catarina e que vêm superando e vencendo dificuldades e desafios ao longo dos anos. No momento os Bombeiros Voluntários catarinenses se vêem ameaçados pela postura adotada pela corporação dos Bombeiros Militares, que visam suplantar as corporações voluntárias, subjugando-as, desconsiderando todo o histórico catarinense de comunitarização.
Segundo o Presidente da ABVESC, "os Bombeiros Voluntários buscam servir e não ser servidos, e a comunidade reconhece seu trabalho. É graças aos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina, que estamos distantes dos 4.929 municípios do Brasil que ainda não dispõem de serviços de bombeiros. Não faz sentido a ação dos Bombeiros Militares sobre as corporações Voluntárias, uma vez que em Santa Catarina há cerca de 170 municípios que ainda não dispõem de atendimento bombeiril", destacou Ademir Orsi.
Para o Presidente dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, "não há como comparar o custo/benefício! As corporações voluntárias representam a cultura das comunidades catarinenses – através do voluntariado se busca equacionar os desafios e dar exemplo de gestão eficaz; e as comunidades reconhecem isso", registrou Giorgio Donini.
Durante a reunião, o Presidente Fernando Reinke estabeleceu contato com o Presidente da FECAM, Saulo Sperotto, o qual se mostrou sensível a causa e já empenhou seu apoio pessoal e da FECAM.
A AMVALI levará o pleito em favor dos Bombeiros Voluntários, ao lado da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, ao Governo do Estado, onde buscará viabilizar uma audiência com o excelentíssimo Governador do Estado para tratar do assunto.