You are currently viewing 1º Seminário de Defesa Civil reuniu mais de 150 pessoas

1º Seminário de Defesa Civil reuniu mais de 150 pessoas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, através do Colegiado de Defesa Civil realizou o 1º Seminário de Prevenção, Preparação e Resposta a Situações de Emergência do Vale do Itapocu ontem (dia 17), no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.

O evento foi aberto pelo Secretário de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Jair Alquini, pelo Presidente da AMVALI, Mário Fernando Reinke e pelo Prefeito anfitrião, Luiz Carlos Tamanini. Também compuseram a mesa Fedra Luciana Konell A. da Silva, representando a Prefeita Cecília Konell, o Vice-Prefeito de Schroeder – Luis Aparício Ribas, o Promotor de Justiça da Comarca de Jaraguá do Sul e Promotor Regional de Meio Ambiente Alexandre Schmitt dos Santos, o Comandante Interino do 14º Batalhão Major PM Rogério Vonk, o Presidente da AVEVI – Valmor Pianezzer e demais autoridades.

Jair Alquini iniciou falando que a microrregião já enfrentou vários momentos de calamidade, sendo que o mais grave foi o das enchentes de novembro de 2008. O Presidente da AMVALI, Mário Fernando Reinke destacou a importância dos municípios possuírem uma defesa civil estruturada, pois muitos "têm este órgão apenas no papel". Acrescentou que o evento é um marco para a microrregião e visa à determinação de ações de resposta em caso de ocorrência de desastres. O prefeito Luis Carlos Taminini lembrou as situações que a microrregião vive quando ocorrem chuvas fortes e a necessidade de tomada de decisões rápidas.

Após a cerimônia de abertura, iniciou-se a palestra "A importância do planejamento integrado para a defesa civil", ministrada pelo Dr. Alexandre Schmitt dos Santos. A seguir o geólogo Normando Zitta (Defesa Civil de Jaraguá do Sul) falou sobre a "Caracterização geológica e geotécnica do Vale do Itapocu" e Paulo de Almeida, integrante do Grupo de Trabalho Plano de Emergência e Defesa Civil da Câmara Temática de Meio Ambiente do PROJARAGUÁ apresentou o projeto do Plano de Emergência de Jaraguá do Sul.

No período da tarde fizeram uso da palavra o Capitão da Polícia Militar Gildo Martins de Andrade Filho que falou a respeito da atuação da Polícia Militar frente a situações de emergência no que diz respeito à segurança dos cidadãos e Sérgio Murilo de Mello, Coordenador de Defesa Civil da Região da AMFRI falou sobre o Sistema Estadual de Defesa Civil – SIEDC e sobre o papel do Conselho Estadual de Defesa Civil – CEDEC.

A Polícia Militar de Santa Catarina trouxe para o evento um helicóptero águia para demonstrações e, juntamente com os bombeiros voluntários, fez uma simulação de atendimento, resgate e transporte de uma vítima de atropelamento. Outro destaque do evento foi o cão Zimba, da raça labrador que foi treinado para resgates.

O evento encerrou com painel de debates sobre "Prevenção, preparação e resposta a desastres", composto por Jair Alquini – Secretário de Defesa Civil de Jaraguá do Sul, pelo engenheiro da Defesa Civil de Jaraguá do Sul Ronis Bosse, pelo geólogo Normando Zitta, pelo Capitão PM Andrade, pelo Tenente Klein (62º BI), pelo Major PM Coelho e foi conduzido pelo Secretário Executivo da AMVALI Alessandro Hansen Vargas. Durante o painel, o público presente pôde se manifestar e sugerir alguns encaminhamentos que subsidiarão as próximas ações do Colegiado de defesa Civil da AMVALI.

Paralelamente à palestra, os participantes prestigiaram exposições e demonstrações de recursos, equipamentos e procedimentos utilizados em situações de desastre.

Participaram do evento secretários e técnicos das prefeituras municipais, secretarias e diretores de defesa civil, bombeiros, polícia militar, polícia civil, técnicos de segurança, engenheiros de segurança e população em geral.

Os alunos da Escola Municipal Aloísio Carvalho de Oliveira de Corupá também participaram das palestras e exposições. A AMVALI agradece a todos os parceiros do evento: bombeiros voluntários, polícia civil, polícia militar e o 62º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.

O objetivo do 1º Seminário de Prevenção, Preparação e Resposta a Situações de Emergência do Vale do Itapocu foi contribuir para o fomento e o debate acerca do tema defesa civil. Trouxe a possibilidade de compartilhamento de experiências e conhecimentos de diversos órgãos e entidades envolvidas diretamente com situações de emergência, permitindo a todos compreender o papel e a importância dos serviços de defesa civil e segurança pública, criando uma integração entre estes serviços visando os planos de ação conjunta.