O Colegiado de Assistência Social da AMVALI realizou reunião nesta quinta-feira (23), coordenada por Suzane Elisa Froelich Reinke, Secretária de Saúde e Assistência Social de Massaranduba. O primeiro assunto da pauta foi sobre o Seguro DPVAT, apresentado por Benedito Martins, Supervisor Técnico do DPVAT – Centauro Vida e Assistência Social.
O Seguro DPVAT é um direito de todo o cidadão, mas muitas pessoas não têm conhecimento, cobre morte, invalidez permanente e faz o reembolso de despesas médicas e suplementares, desde que decorrentes de acidentes causados por veículos automotores terrestres. Qualquer vítima de acidente causado por veículo automotor de via terrestres pode requer indenização para as coberturas oferecidas, o processo é simples e não depende de apuração de culpados, basta a comprovação do fato e das suas conseqüências dentro dos prazos determinados pela Lei.
O Seguro DPVAT é o seguro obrigatório de veículos pago anualmente pelos proprietários juntamente com a taxa do IPVA, foi criado com o objetivo de garantir indenizações em caso de morte e/ou invalidez permanente às vítimas de acidentes causados por veículos, além do reembolso de despesas médicas.
O segundo assunto da pauta foi o SIAS – Sistema Informatizado de Assistência Social, apresentado pelo Consultor da BRANET Tecnologia e Consultoria, Sônio da Rosa Scheper. O SIAS é um software desenvolvido com objetivo de qualificar o atendimento nas Secretarias Municipais de Assistência Social. Com base num cadastro único, são armazenadas e disseminadas informações sobre os usuários e suas famílias, os serviços socioassistenciais e a rede de atendimento, sendo uma eficiente ferramenta de gestão da política de assistência social. Além disso, as informações agrupadas resultam numa série de indicadores de análise da realidade local, que auxiliam no planejamento, execução, monitoramento e avaliação da política de assistência social.
De acordo com Sonio, "o software pode ser adaptado, ou seja, customizado de acordo com a necessidade de cada município. A utilização do SIAS estimula uma nova cultura na organização do processo de trabalho das equipes de profissionais, pois automatiza a metodologia de cadastramento socioeconômico, unidades de atendimento e serviços, agenda de rotinas e procedimentos de gerência, documentação da prática profissional e demais aspectos que o sistema permite gerenciar".
Para finalizar, por determinação da Coordenadora do Colegiado, Suzane Elisa Froelich Reinke ficou definida a realização de uma reunião extraordinária do Colegiado para discutir sobre a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/SUAS).