A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu através do Colegiado de Saúde promoveu nos dias 11 e 25 de setembro, Curso de Primeiros Socorros em parceria com o SENAC de Jaraguá do Sul. Participaram do curso profissionais da saúde envolvidos no transporte de pessoas (ambulâncias) de todos dos municípios da AMVALI.
O objetivo foi informar sobre os primeiros socorros a serem prestados a vítimas de acidentes ou mal súbito, visando manter a vida, preservando a integridade da vítima e prevenindo complicações, até a chegada de atendimento médico. O curso foi ministrado por Jaime Rocha, orientador do SENAC e também Bombeiro Voluntário de Jaraguá do Sul.
Foram abordados os seguintes tópicos: o conceito de urgência e emergência; definição, sinais, sintomas e procedimentos; parada cardiorrespiratória; queimaduras e choque elétrico; desmaios e vertigens; reações alérgicas; intoxicações; hemorragias; crise convulsiva; corpos estranhos no organismo; ferimentos; traumas e situações de mal súbito.
O palestrante também explanou sobre o Artigo 135 do Código Penal que trata da omissão de socorros, ou seja, deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime. De acordo com Jaime "a omissão de socorro e a falta de atendimento de primeiros socorros eficiente são os principais motivos de mortes e danos irreversíveis nas vítimas de acidentes de trânsito. Os momentos após um acidente, principalmente as duas primeiras horas são os mais importantes para se garantir a recuperação ou a sobrevivência das pessoas feridas".
Em situações de emergência, as pessoas devem manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico. Além disso, é preciso certificar-se que há condições seguras o bastante para prestação do socorro sem riscos para a pessoa que esta socorrendo. Um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.