A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou mais uma palestra na noite de ontem (19), o tema foi "Previdência Social", ministrado pela Coordenadora Local do Programa de Educação Previdenciária de Jaraguá do Sul, Nilza Helena da Silva e pela assistente social, Francieli Basso.
As palestrantes iniciaram o debate apresentando sobre o Programa de Educação Previdenciária (PEP). O PEP de Jaraguá do Sul já havia sido parceiro da AMVALI em janeiro, quando juntos organizaram o primeiro curso de Disseminadores de Informações Previdenciárias do ano de 2010 do Brasil.
O PEP tem por objetivo informar e conscientizar a sociedade sobre seus direitos e deveres em relação à Previdência Social, com a finalidade é assegurar a proteção social aos trabalhadores e sua família. Segundo Nilza "realizamos Campanhas Educativas com o propósito de ampliar a cobertura previdenciária e social. As ações educativas colaboram para a redução dos níveis de pobreza, proteção dos idosos, a melhoria da qualidade de vida no campo e a sustentabilidade do País. Os educadores previdenciários utilizam linguagem simples e acessível que possibilita a compreensão dos direitos e deveres previdenciários".
Para informar e conscientizar os trabalhadores informais é utilizado o contato direto com as pessoas que são orientadas individualmente por meio de visitas aos locais de trabalho, feiras, pontos de táxis, praças etc. O PEP atua no campo, nas igrejas, nas tribos indígenas, nas prisões, nas feiras livres, nas estradas e nas exposições de grande porte, entre outros.
São realizados seminários, fóruns, palestras, além de cursos em sindicatos, associações, escolas, universidades. As ações educativas mantêm os cidadãos e beneficiários informados das melhorias do atendimento promovidas pelo INSS.
Após as palestrantes falaram o que é a previdência social, ou seja, um sistema de proteção social que assegura o sustento do trabalhador e de sua família, quando ele não pode trabalhar por causa de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou velhice. A Previdência Social mantém dez benefícios diferentes.
A previdência social abrange quatro tipos de aposentadoria, três tipos de serviços, três tipos de auxílio, dois tipos de salário e um tipo de pensão. A inscrição na previdência social pode ser realizada a partir dos 16 anos ou se você já está trabalhando com carteira assinada já está automaticamente inscrito.
Se você é contribuinte individual ou empregado (a) doméstico (a), tem que contribuir mensalmente através de pagamento de Guia (carnê). Nilza aponta que "vale lembrar que apenas aqueles que mantêm a sua contribuição em dia garantem os seus direitos e proteção para a sua família".
As palestrantes também falaram sobre a filiação, os benefícios como o salário maternidade, o salário família, o auxílio doença, a aposentadoria por invalidez, o auxílio acidente, aposentadoria por idade, aposentadoria especial, aposentadoria por tempo de contribuição integral e proporcional, auxílio reclusão e pensão por morte.
Em 2009 foram pagos por mês benefícios para 26,4 milhões de pessoas e a cada 10 previdenciários apenas 6 contam com proteção previdenciária e os outros 4 não contam com a proteção.
Para finalizar, os alunos aproveitaram para tirar dúvidas e obter outras informações sobre os serviços e benefícios oferecidos pela Previdência Social. A próxima palestra da Escola de Governo e Cidadania será na terça-feira, dia 26, às 19 horas, na AMVALI. O tema será Stress e Qualidade de Vida, ministrado por Luiz Antônio Silva, da PHAROL RH.