O Projeto Fênix que tem como parceiros o Grupo Gerar (Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco), o Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul (IF-SC) e a Defesa Civil foi apresentado ontem, dia 3, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, pelo Coordenador de Ensino do IF-SC, Mestre Elson Quil Cardozo.
O projeto tem como objetivo promover a construção de equipamentos para auxílio das equipes de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e forças auxiliares para atuação em estruturas colapsadas, desastres naturais ou eventos semelhantes.
O Fênix visa a construção de veículo acionado a controle remoto, equipado com câmeras para visualizar locais com estruturas colapsadas, a fim de identificar vítimas e/ou situações que tenham a necessidade de intervenção de equipes de socorro, isolamento ou contenção; e a construção de uma sonda equipada com câmeras para visualização em pequenas distâncias em estruturas colapsadas.
Segundo Elson, "o projeto foi concebido pela necessidade encontrada pelo Grupo Gerar, através de Jefferson Rank e Paulo de Almeida que procuraram pelo auxílio dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física e informaram os objetivos e as necessidades. Desde então foi constituída a equipe para a realização de estudos acerca do assunto e ver a disponibilidade da realização do projeto".
O projeto também quer desenvolver sistemas de captação de imagens para um aparelho receptor e visualizador e aplicar o veículo, a sonda e os sistemas desenvolvidos em simulações de situações reais.
O projeto será apresentado em Reunião do Colegiado de Defesa Civil da AMVALI, que deve ocorrer ainda em fevereiro. Prestigiaram a apresentação alunos do Instituto e também de membros da Defesa Civil de Jaraguá do Sul.
Fotos: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul.