O Colegiado de Defesa Civil da AMVALI realizou reunião na tarde de ontem (16), onde definiu algumas ações do Colegiado para 2011. Uma das ações será a realização do 2º Seminário de Defesa Civil que está previsto para ser realizado em Jaraguá do Sul. No ano passado, o evento aconteceu no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.
Após o Colegiado discutiu sobre a importância dos planos de emergência para os municípios da AMVALI, para que através desses planos integrados se possa dar resposta aos desastres mais eficientemente, visto as catástrofes ambientais que estão acontecendo em Santa Catarina cada vez mais frequentes. O Colegiado de Defesa Civil também alerta para que as pessoas tenham cuidados com os alagamentos e deslizamentos de terra que ainda podem acontecer na microrregião devido as fortes chuvas ocorridas nos meses de janeiro e agora em fevereiro.
A seguir o Colegiado conheceu o Projeto Fênix que foi apresentado pelo Coordenador de Ensino do IF-SC, Mestre Elson Quil Cardozo. O Projeto Fênix que tem como parceiros o Grupo Gerar (Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco), o Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul (IF-SC), a Defesa Civil e a AMVALI.
O projeto tem como objetivo promover a construção de equipamentos para auxílio das equipes de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e forças auxiliares para atuação em estruturas colapsadas, desastres naturais ou eventos semelhantes.
Além disso, o Fênix visa a construção de veículo acionado a controle remoto, equipado com câmeras para visualizar locais com estruturas colapsadas, a fim de identificar vítimas e/ou situações que tenham a necessidade de intervenção de equipes de socorro, isolamento ou contenção; e a construção de uma sonda equipada com câmeras para visualização em pequenas distâncias em estruturas colapsadas.
De acordo com Elson, "o projeto foi concebido pela necessidade encontrada pelo Grupo Gerar, através de Jefferson Rank e Paulo de Almeida que procuraram pelo auxílio dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física e informaram os objetivos e as necessidades. Desde então foi constituída a equipe para a realização de estudos acerca do assunto e ver a disponibilidade da realização do projeto".
O Colegiado ainda deliberou sobre a construção e a implementação dos respectivos Planos Municipais de Emergência de cada um dos Municípios, a exemplo do Plano de Jaraguá do Sul, que apresentou excelente resultado por ocasião das catástrofes deste início de ano. O trabalho será desenvolvido conjuntamente pelos técnicos da Defesa Civil dos Municípios, assistidos por consultor a ser disponibilizado pela AMVALI.