Desde 2002, já se formaram 317 alunos
A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI iniciou ontem (15), as aulas da décima turma. A cerimônia contou com a presença do Presidente da AMVALI, Prefeito Nilson Bylaardt e do Diretor da Escola de Governo, Alessandro Hansen Vargas. O presidente deu boas vindas a todos os alunos e desejou um bom ano de atividades, que todos aproveitem as palestras.
A Escola de Governo conta com apoio da UNERJ e do PROJARAGUÁ. O objetivo é capacitar cidadãos para o exercício pleno da ética e da cidadania, incentivando a participação através de seu engajamento junto às organizações da sociedade civil.
A palestra de ontem "Conceitos e Proposta Curricular da Escola de Governo" foi ministrada pelo Diretor da Escola, Alessandro Hansen Vargas. Na oportunidade, o diretor explicou aos novos alunos os conceitos do curso, que pode ser frenquentado por todos os cidadãos, independente do grau de escolaridade.
Salientou que a missão da Escola de Governo é atuar politicamente para a transformação da sociedade brasileira, na defesa e promoção da ética na política, dos valores republicanos e democráticos e do desenvolvimento sustentável. A Escola de Governo surgiu em 2002, a partir da UNERJ e AMVALI, baseada na experiência da Escola de Governo de São Paulo, mantida pela Associação Brasileira de Formação de Governantes (ABFG). Em 2002 e 2003, as aulas aconteciam na UNERJ e desde 2004 são realizadas na AMVALI.
Desde 2004, a Escola de Governo tem diretoria própria, a AMVALI é a atual mantenedora e já formou 317 alunos. Quanto aos princípios norteadores estão a ética na política, o desenvolvimento sustentável, a democracia participativa, os valores republicanos e a cidadania. A Escola destaca-se por não ter nenhum vínculo ideológico, partidário ou religioso.
Com relação a metodologia do curso, são trabalhados seis macroambientes através de palestras: Cultural, Social, Econômico, Político Institucional, Físico Territorial e Ambiental. Os professores são oriundos das áreas pública, privada e do terceiro setor, com comprovada experiência e conhecimento.
Alessandro também apresentou a proposta curricular para 2011 e disse que "a educação deve capacitar a sociedade como uma pré-condição para o exercício da cidadania". Após foi apresentado a importância do associativismo dos municípios, o que são as associações de municípios e quais são as associações que temos em Santa Catarina e sua missão. A seguir apresentou os trabalhos realizados pela AMVALI, a importância dos Colegiados Temáticos, do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu e dos projetos inovadores que a AMVALI desenvolve, sem muita divulgação, mas que no futuro próximo serão imprescindíveis ao desenvolvimento dos Municípios do Vale do Itapocu.
Para finalizar falou das ações de movimento econômico e da elaboração de planos, diagnósticos e propostas realizadas pelas AMVALI.
As aulas da Escola de Governo acontecem todas as terças-feiras, das 19 às 22 horas, na AMVALI, entre os meses de março e dezembro. Maiores informações através do (47) 3370-7933.