You are currently viewing AMVALI e FECAM em apoio aos Bombeiros Voluntários

AMVALI e FECAM em apoio aos Bombeiros Voluntários

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu por solicitação do Presidente, Prefeito Nilson Bylaardt juntamente com a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina – ABVESC realizaram reunião na Federação Catarinense dos Municípios na última quinta-feira, dia 24, na sede da FECAM.

Estiveram presentes o Presidente da ABVESC – Ademir Orsi, o Presidente dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul – Giorgio Rodrigo Donini, o Presidente da FECAM – Prefeito Antônio Coelho Lopes Jr, os executivos Celso Vedana (FECAM), Aldair Amancio Faria (ABVESC), Alessandro H. Vargas (AMVALI) e os Assessores Jurídicos da FECAM e da AMVALI.

Na oportunidade o Presidente da ABVESC, Ademir Orsi, destacou a importância dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina e apresentou um balanço das atividades desenvolvidas há mais de 100 anos, constituindo numa tradição cultural vinda através dos imigrantes europeus. As corporações voluntárias representam a cultura das comunidades catarinenses – através do voluntariado se busca equacionar os desafios e dar exemplo de gestão eficaz.

O objetivo do encontro foi pedir apoio dos prefeitos dos municípios aonde os Bombeiros Voluntários já atuam, para que continuem empenhando apoio político, porque os Bombeiros Voluntários representam uma tradição cooperativa do povo catarinense. O assunto estará sendo debatido em outras reuniões e a FECAM ficou de agendar uma audiência com o governador do Estado para discutir o assunto.

No ano passado, os Bombeiros Voluntários registraram 75.516 intervencões de socorro no salvamento de vidas e bens, dos quais 3.077 foram incêndios. A média dos últimos oito anos é de 220 atendimentos por dia, para uma população próxima a 1,4 milhão de habitantes. A ABVESC mantém registro de 5.098 voluntários preparados, dos quais 3.470 estão em atividades em vários municípios catarinenses e frota superior a 220 veículos.