You are currently viewing Alunos debatem sobre violência e criminalidade urbana

Alunos debatem sobre violência e criminalidade urbana

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Os alunos da Escola de Governo e Cidadania da AMVALI na última terça-feira, dia 05, participaram da palestra "Violência e Criminalidade Urbana", ministrada pelo Major PM – Comandante Jofrey Santos da Silva, da 2ª Companhia de Polícia Militar (Guaramirim, Massaranduba e Schroeder). A palestra contou com a presença do Presidente da AMVALI, Nilson Bylaardt.

O palestrante iniciou abordando a violência nos espaços urbanos, mostrando fotos de feridos e de vítimas da violência. Outro ponto foram os presídios brasileiros e a quantidade de presos em nosso país. Explanou sobre a ética dizendo que "é o conjunto de valores e princípios que orientam a nossa conduta, é o que nos auxilia a decidir na vida. Não existe ninguém sem ética, porque não há uma só pessoa privada de escolha, de juízo, de decisão".

Explicou a diferença entre a ética e a moral e sobre a convivência em sociedade. Segundo Jofrey existem quatro grandes ricos éticos: o cinismo, o narcisismo, a delinquência e a violência. Com relação aos tipos de violência se tem: assalto, ônibus lotado, pessoa sem saúde e fome. Discriminação também é considerada violência seja ela de gênero, política, orientação sexual, capacidade física ou religião.

Jofrey comentou os princípios da polícia, segundo o autor Robert Peel que diz: "a polícia deve ser estável, eficaz e organizada militarmente, debaixo do controle do governo; a missão básica para a polícia existir é prevenir o crime e a desordem; a capacidade da polícia realizar suas obrigações depende da aprovação pública de suas ações; a polícia necessita realizar segurança com desejo e cooperação da comunidade, na observância da lei, para ser capaz de realizar seu trabalho com confiança e respeito do público; e o nível de cooperação do público para desenvolver a segurança pode contribuir na diminuição proporcional do uso da força".

Conforme Jofrey "o modo como nossos filhos serão dependem muito da nossa conduta, comportamento e modo de ser. Quem influência na aprendizagem são os pais, os professores e os amigos. Destacou o triângulo do crime formado pelo agente, pelo ambiente e pela vítima e apontou o perfil das vítimas e dos agressores.

As principais causas da violência são: agressões e violência intra-famliar; maus tratos na infância; excesso de indulgência (família e mídia); migração interna e superpopulação nos grandes centros; desemprego, subemprego e miséria; a crise educacional; inversão de valores; crise de autoridade e de responsabilidade; defasagem e inadequação das leis; deficiência estrutural dos órgãos públicos; sensação de impunidade ou constatação de que as punições alcançam somente os menos favorecidos; deficiência do sistema penitenciário; influência dos meios de comunicação no aumento da violência e da comunidade; inexistência de política de controle da criminalidade; o crescimento populacional acelerado; a distribuição inadequada de renda; a falta de planejamento familiar; as favelas e conglomerados; violência contra minorias; álcool; drogas; armas.

Para finalizar, Jofrey apontou caminhos para solução da violência e falou sobre a importância da mobilização comunitária, da Polícia Comunitária e do Conselho Comunitário de Segurança.