A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu participou de Assembleia da Federação Catarinense dos Municípios no dia 08 de abril, em Ituporanga. Na oportunidade o Presidente da AMVALI, Prefeito Nilson Bylaardt entregou ao Presidente da FECAM, Prefeito Antônio Coelho Lopes Jr. moção em prol dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina.
A moção foi solicitada pelos prefeitos e prefeita dos sete municípios da AMVALI, durante assembleia extraordinária realizada no dia 31 de março e reivindica ao Presidente da FECAM e aos membros do Conselho Deliberativo, o apoio e o reconhecimento da importância da manutenção da autonomia funcional das corporações de bombeiros voluntários, entidades civis de relevante interesse público, defensoras da integridade física e patrimonial de diversos municípios catarinenses há mais de 118 anos.
Segundo a moção "este legítimo pleito é fundamentado e motivado pelas reiteradas investidas visando a encampação e subjugação das corporações civis ao comando militar, o que ao nosso ver, trata-se de ação desnecessária e contrária a racionalidade, além de prejudicial a iniciativa e ao voluntariado local".
Segundo o Presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina – ABVESC, Ademir Orsi, em Santa Catarina mais de uma centena de municípios carecem de atendimento bombeiril de qualquer natureza, seja civil ou militar.
Através da moção, a AMVALI solicita a manifestação da FECAM junto ao Governador do Estado para que determine a imediata cessão da investida por sobre os bombeiros voluntários e concentre os esforços da corporação dos bombeiros militares na expansão da atividade bombeiril às localidades que ainda não possuem este relevante serviço de interesse público.