O Colegiado de Saúde da AMVALI coordenado por Francisco Airton Garcia realizou reunião na manhã desta terça-feira (13). O primeiro assunto discutido foi referente a cirurgias eletivas. Segundo Francisco "foi realizada uma avaliação dos serviços prestados pelos hospitais e concluímos que as cirurgias estão fluindo dentro da capacidade de cada hospital".
O segundo tema discutido foi referente a Conferência Municipal de Saúde, onde cada município deve realizar a sua no período de 1º de abril a 15 de julho. Em Jaraguá do Sul, o evento já está agendado para os dias 17 e 18 de junho.
A seguir os membros do Colegiado conversaram sobre o atendimento prestado pelo SAMU e decidiram convidar o responsável do estado para participar de uma reunião para fazer uma avaliação e discorrer sobre encaminhamentos de fluxos nos atendimentos da microrregião.
Para finalizar, o Colegiado debateu sobre a dengue, visto que muitos municípios vizinhos estão enfrentando este problema. De acordo com Francisco é necessário combater a dengue, é um dever de todos e fazer o máximo controle para que o mosquito não prolifere na microrregião.
Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor de cabeça, dores nas articulações, falta de apetite, fraqueza, vômitos, manchas na pele, náusea e diarréia. A doença é transmitida através da picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti. A população continua sendo orientada para não deixar água parada em locais como vasos de planta, tonéis e depósitos, caixas d´água, calhas e lajes.