O professor Dr. Ademar Dutra e analista técnico da Secretaria de Estado de Planejamento palestrou ontem (10), na Escola de Governo e Cidadania sobre "Gestão de Pessoas na Administração Pública". O debate iniciou destacando verdades e mentiras da administração pública e o papel do funcionário público.
Segundo Ademar "a gestão de pessoas no setor público só irá melhorar a medida que forem aplicados modelos de gestão com base na meritocracia. Através de políticas inovadoras ganham todos: a sociedade, os funcionários e o país. A regra de contratação de gestores deveria ser pelo conhecimento técnico e pelo perfil, não apenas com cores partidárias", afirmou.
Ademar salientou que nota-se que determinadas estruturas não são necessárias. "O ideal seria que as prefeituras tivessem um órgão ou uma comissão permanente para acompanhar os processos administrativos, assim evitando os famosos funcionários apadrinhados. Os gestores, diretores deveriam ter metas a cumprir, ou seja, um prazo para mostrar resultados. O que falta na gestão pública é justamente foco nos resultados", disse Dutra.
O palestrante abordou as dimensões da gestão pública: dimensão comportamental e dimensão técnica. A dimensão comportamental envolve liderança, comunicação, iniciativa, criatividade, proatividade e flexibilidade. Já a dimensão técnica envolve o planejamento da gestão de pessoas, programas de capacitação e de reconhecimento, planos de cargos e salários e sistemas de avaliação de desempenho.
A dimensão comportamental é de responsabilidade dos gestores e a dimensão técnica é de responsabilidade da área de gestão de pessoas. O grande desafio é integrar estas dimensões e reforçar/direcionar o comportamento humano.
Para finalizar, apontou alguns aspectos fundamentais na gestão de recursos humanos que são o comprometimento, a recompensa (valorização) e o estilo da gestão. É importante lembrar que a imagem da instituição é formada e mantida pelos seus colaboradores.
Na próxima terça-feira (17), às 19 horas, palestrará na Escola de Governo e Cidadania da AMVALI o Professor Casemiro José Mota sobre o tema "A ética no serviço público".