Seminário Estadual do Conselho será em Pomerode
A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu participou de Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Secretários Municipais de Agricultura de Santa Catarina (CONSASC), no dia 18 de maio, na sede da Associação Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC), em Joaçaba.
Representando a AMVALI esteve presente o Secretário Executivo, Alessandro Hansen Vargas juntamente com o Secretário de Agricultura de São João do Itaperiú, Marcos Kreich que é conselheiro do CONSASC e membro do Colegiado de Agricultura, Pesca e Aquicultura da AMVALI. A reunião foi conduzida pelo presidente do CONSASC, Valdir Zembruski.
O principal assunto do encontro foi a realização do 5º Seminário Estadual do CONSASC que acontecerá nos dias 4 e 5 de agosto, em Pomerode. Foi definida a programação do evento que contará com três palestras: "Perspectivas do mercado do leite em Santa Catarina"; "Limites e Potencialidades da Legislação Florestal"; e "Limites e Potencialidades dos Programas de Agricultura Familiar Catarinense".
Segundo Marcos Kreich, durante o Seminário também serão apresentadas experiências que deram certo. Uma delas é o Programa "Com Nota Fiscal, Vai Legal" que será apresentado pela AMVALI e AMPLANORTE, além da Escola da Alternância de Guaramirim, que incentiva os filhos dos produtores rurais a permanecerem no campo.
Durante o Seminário acontecerá a Assembleia Geral Ordinária do CONSASC com eleição e posse da nova diretoria. Para finalizar, o Seminário formalizará uma carta com as principais reivindicações dos participantes para ser encaminhada aos órgãos competentes do Estado de Santa Catarina e da União.
A reunião na AMMOC, em Joaçaba, também discutiu assuntos ligados a merenda escolar e ao novo Código Florestal Brasileiro que está sendo debatido no Senado. Com relação a merenda escolar, segundo o programa do Governo Estadual 30% dos alimentos devem ser comprados da agricultura familiar o que já vem acontecendo em alguns municípios, porém em outros ainda é preciso incentivar o agricultor, cuja maior dificuldade está sendo a logística destes produtos que deve ser resolvida e contar com o apoio das Secretários Municipais de Agricultura.
Maiores informações:
Marcos Kreich (47) 3458-0010.