O Presidente da AMVALI, Prefeito Nilson Bylaardt foi convidado para participar do 1º Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura que acontece nos dias 1º e 2 de agosto, no Hotel Renar, em Fraiburgo/SC. O evento busca a integração das regiões catarinenses, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, ampliando o diálogo entre o Ministério da Cultura (MinC), as prefeituras e o Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer as ações de programas já existentes e iniciar futuras parcerias.
O Prefeito Nilson Bylaardt foi convidado para coordenar o painel "Economia Criativa da Cultural", tema que terá como palestrante a Secretária da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão. O painel acontece no dia 1º, das 15h30min às 16h30min.
Será abordado como está o panorama internacional da economia criativa na Europa, na América do Norte, Ásia, América do Sul e África. Serão apresentados dados da economia criativa no mundo e realizado um comparativo entre a economia criativa e as indústrias criativas.
A economia criativa corresponde aos ciclos de criação, produção, circulação/distribuição, consumo/fruição de bens e serviços cujo insumo principal é a criatividade e o conhecimento. Já as indústrias criativas são os segmentos ou setores produtores de bens e serviços criativos caracterizados pela propriedade intelectual.
O painel também abordará a classificação dos setores criativos e debaterá a economia criativa em relação a economia tradicional. Os princípios da economia criativa são a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão. Outro ponto que será discutido é o Plano Nacional de Cultura que tem como estratégias fortalecer a ação do Estado no planejamento e na execução das políticas culturais; incentivar, proteger e valorizar a diversidade artística e cultural brasileira; universalizar o acesso dos brasileiros à fruição e à produção cultural; ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável; e consolidar os sistemas de participação social na gestão das políticas culturais.
O Fórum busca por intermédio de reuniões sistemáticas, a aprovação de diretrizes e sistemas para auxílio da gestão pública. O grupo vem trabalhando as regiões conforme a divisão administrativa das 20 Associações de Municípios, que fazem parte da estrutura microrregional da FECAM. O público alvo são prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores da administração pública.