Curso acontece até sexta-feira em Schroeder
A AMVALI através do Colegiado de Defesa Civil iniciou na manhã desta segunda-feira (15), o curso "Bases Administrativas para Gestão de Riscos – BAGER", que acontece de 15 a 19 de agosto, no Centro de Referência Especializado da Assistência Social de Schroeder. Participaram da abertura o Presidente da AMVALI – Prefeito Nilson Bylaardt, o Prefeito de Schroeder e anfitrião – Felipe Voigt, o Vice-Prefeito Luis Aparício Ribas e os professores do curso Vicente Lapolli e Nelson Mello.
O Prefeito Felipe Voigt abriu os trabalhos falando sobre a importância de capacitar os agentes e técnicos que trabalham na área da defesa civil dos municípios. Após o Presidente Nilson Bylaardt lembrou das fortes chuvas e enchentes que atingiram a microrregião em 2008 e em 2011, causando prejuízos a todos os municípios. Salientou a importância de educar crianças e jovens quanto a necessidade de cuidar do meio ambiente e que deve ser criado um fundo para a defesa civil, pois há muitas dificuldades para obtenção de recursos.
O presidente Nilson ainda disse que "para auxiliar as pessoas e agir precisamos de recursos. Também é necessário conscientizar a população sobre a importância da preservação da mata ciliar, onde todos os órgãos da administração pública devem estar envolvidos".
O curso BAGER é realizado através de uma metodologia norte americana, foi desenvolvido originalmente pela USAID/OFDA – Office of U.S. Foreign Disaster Assistance (Agência de Assistência a Desastre do Exterior dos Estados Unidos) e adaptado pela UDESC através do CETREM (Núcleo de Treinamento para Prevenção de Emergências). É ministrado pelos professores Vicente Lapolli, mestrando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental com experiência em gestão de risco desde 1990 no Núcleo de Treinamento para Prevenção de Emergência – CETREM e por Nelson Mello, policial militar e especialista em segurança pública e com experiência de 15 anos em gestão de riscos de desastres.
Em seu conteúdo e bibliografia, além do material técnico dos órgãos anteriormente citados, serão utilizados durante o curso materiais bibliográficos diversos, em especial do Sistema Nacional de Defesa Civil. Na prática, o curso visa atender a necessidade de preencher uma lacuna no que diz respeito ao Planejamento e Gestão de Riscos, principalmente para as pessoas que trabalham em áreas relacionadas com ameaças, emergências e desastres.
De acordo com os professores Vicente e Nelson, a gestão de riscos deve ser entendida de maneira muito ampla, pois além de incluir aspectos relacionados com a resposta e assistência a emergências, agrega outros aspectos relacionados com a educação, a pesquisa, a tecnologia e o planejamento em todas as suas modalidades como física, setorial, territorial e sócio-econômica, com o fim de evitar ou reduzir os riscos e os danos, decorrentes dos desastres.
Durante o cursos serão abordados os seguintes conteúdos: Introdução e Enfoques Administrativos; Introdução à Gestão de Riscos; Reuniões de Trabalhos; Planejamento; Organização; Direção; Controle; e Características Ideais de um Administrador no campo de Gestão de Riscos.
A gestão de risco envolve as áreas de análise de riscos, de manejo de eventos adversos, de redução de riscos, de recuperação e de desenvolvimento. O administrador no campo da gestão de risco deve ter capacidade, responsabilidade e autoridades para a tomada de decisão em qualquer das áreas e componentes da gestão de riscos.
Participam do curso profissionais envolvidos no planejamento ou na coordenação de órgãos que atuam na gestão de risco e situações de emergência nos municípios da AMVALI e AMUNESC. O curso será realizado até sexta-feira (19), sempre das 8 às 18 horas.