You are currently viewing Mutirão das cirurgias eletivas é discutido no Colegiado de Saúde

Mutirão das cirurgias eletivas é discutido no Colegiado de Saúde

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

  Serão priorizadas as pessoas que estão há mais tempo na fila de espera

O Colegiado de Saúde da AMVALI realizou reunião na manhã desta quinta-feira (1), coordenada por Francisco Airton Garcia. O objetivo foi definir as cirurgias eletivas ofertadas através da campanha do Governo do Estado.

Na oportunidade, o Gerente da Gerência Regional de Saúde de Jaraguá do Sul, Sérgio Pacheco, entregou um relatório de como ficou a distribuição das cirurgias eletivas ofertadas pelo Governo do Estado através do mutirão, nos municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Massaranduba e Schroeder.

A distribuição foi realizada de forma per capita (foi utilizada a população de 2008, como na nova PPI) e durante a reunião houve um entendimento entre os municípios para analisar a necessidade de cada um. Uma das prerrogativas do mutirão é que sejam atendidas as pessoas que estão há mais tempo na fila de espera, neste caso a responsabilidade fica a cargo de cada município.

A distribuição das Cotas PPI para o mutirão das cirurgias eletivas foi dividida por especialidades. Serão realizadas nos cinco municípios acima citados: 130 cirurgias vasculares; 50 cirurgias oftalmológicas; 120 cirurgias gerais de hérnia e colonostectomia; 75 cirurgias na área de ortopedia de joelho; 75 cirurgias de ortopedia geral; e 150 cirurgias de otorrino.

Serão disponibilizadas cirurgias pelo Hospital e Maternidade Jaraguá: 100 cirurgias vasculares, 50 oftalmológicas, 70 de hérnia e colonostectomia e 60 de otorrino. Já o Hospital São José de Jaraguá do Sul disponibilizará: 30 cirurgias vasculares, 50 de hérnia e colonostectomia, 75 de joelho, 75 de ortopedia geral e 90 de otorrino.

Segundo Sérgio Pacheco, "além destas cirurgias serão realizadas pelo Hospital Jaraguá, mais 75 cirurgias para região de Joinville, sendo 50 de hérnia e 25 de colonostectomia. A previsão é que até o final do ano todas estas cirurgias sejam realizadas, mas mesmo assim se ficar alguma para 2012, as mesmas estão garantidas. Esta semana, as secretarias de saúde dos municípios já irão iniciar o agendamento".

Pacheco salienta a importância destas cirurgias continuarem sendo realizadas mesmo após o mutirão. Para finalizar, o gerente informou que o Governo do Estado disponibilizou para cada secretária de saúde dos municípios um computador, uma impressora e uma mesa para auxiliar nos trabalhos do setor de regulação.