O Conselho Deliberativo da AMVALI, através dos Prefeitos Nilson Bylaardt (Guaramirim), Claudemir Matias Francisco (Barra Velha), Luiz Carlos Tamanini (Corupá), Mário Fernando Reinke (Massaranduba), Valdir Corrêa (São João do Itaperiú), Felipe Voigt (Schroeder), juntamente com a Prefeita Cecília Konell (Jaraguá do Sul) e o Presidente da AVEVI, Valmor Pianezzer, realizaram reunião na tarde de ontem (13), na sede da AMVALI. O primeiro assunto da pauta foi a entrega de certificado e placa realizada pelo SESC aos prefeitos Nilson Bylaardt e Valdir Corrêa e a prefeita Cecília Konell referente ao Dia do Desafio.
A seguir o grupo de prefeitos e prefeita assistiram a apresentação da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP sobre soluções de infraestrutura para cidades. Os representantes da empresa, Eng.ª Ligia Pinheiro e Alexsander Maschio apresentaram soluções que englobam acessibilidade e melhorias na mobilidade urbana. O Programa Soluções para Cidades está mobilizando os diversos atores envolvidos no desenvolvimento urbano para pensar novos modelos de apoio à gestão e implementação da infraestrutura das cidades.
Soluções para Cidades é um programa de apoio à gestão de municípios, que tem o objetivo de acelerar e qualificar o desenvolvimento urbano nas áreas de habitação, saneamento e mobilidade. O programa possui um banco de soluções que é um projeto que tem o objetivo de apoiar as prefeituras na elaboração de projetos urbanos para a captação de recursos, auxilia na mobilização, no projeto e na sua execução. Ficou deliberado que a AMVALI formalizará parceria com a ABCP e estenderá seus efeitos aos municípios associados.
A seguir foi realizada apresentação sobre o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos pelo Coordenador da Câmara Temática Integração sobre Trilhos do PROJARAGUÁ, Eng.º Luiz Antônio Negri. O VLT tem por objetivo estudar a utilização da área dos trilhos depois da implantação do contorno ferroviário e divulgar e dar conhecimento a comunidade sobre as conclusões criando uma consciência pública de utilização da área, sendo mais um meio de transporte para a população de microrregião. A ideia é implantar trens para o transporte de passageiros, inicialmente o projeto contemplaria as cidades de Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder e Guaramirim.
O grupo temático concluiu, após muitos estudos, que o VLT é a melhor e mais moderna alternativa de transporte de passageiros porque satisfaz as exigências iniciais impostas ao grupo e é um dos transportes coletivos com maior aceitação em todo mundo, pois vem carregado de características de sustentabilidade e qualidade de vida. A estimativa inicial é de que seriam necessários para microrregião em um primeiro momento três trens. Negri apresentou fotos do modelo implantado em Fortaleza e da visita realizada em Porto Alegre, na TRENSURB.
O modelo inicial teria 17 estações, transportando passageiros do bairro Nereu Ramos (Jaraguá do Sul) até o bairro Caixa D' Água (Guaramirim) e ainda a possibilidade de expandir o transporte até ao novo campus da Universidade Federal de Santa Catarina que será construído em Joinville. Segundo Negri, "o transporte público coletivo com qualidade não é uma opção, é uma obrigação que temos com a história e com o povo da nossa cidade".
O Presidente Nilson Bylaardt e os demais prefeitos e prefeita e também o Presidente da AVEVI elogiaram a iniciativa e sugeriram que seja realizado um estudo de viabilidade. Também perguntaram quanto tempo levaria para colocar o projeto em prática e Negri disse que dentro de 1 ano já é possível colocar o trem para funcionar, porém a maior dificuldade é obter recursos para viabilizar o projeto.
Dando sequência a reunião, a Assessora da AMVALI, Rosana Silva dos Reis Thiesen juntamente com o Promotor Regional de Meio Ambiente, Dr. Alexandre Schmitt dos Santos e o Engenheiro Florestal, Dr. Júlio Refoscos entregaram aos prefeitos e prefeita um relatório final do subprojeto Reserva Legal (Projeto SIG/AMVALI), cujo objetivo era o desenvolvimento de metodologia para georreferenciamento de propriedades rurais para averbação de reserva legal com precisão submétrica.
Para finalizar a reunião, as autoridades presentes foram convidadas para participarem da 1ª CONSOCIAL – Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social da AMVALI que será no dia 26 de outubro, às 8 horas, no auditório da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. O tema será "A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública".