Colegiado conhece agroindústrias e Serviço de Inspeção Municipal
A AMVALI através do Colegiado de Agricultura, Pesca e Aquicultura realizou missão nos dias 24, 25 e 26 de novembro, para Maravilha, cidade do oeste catarinense. Fizeram parte da comitiva os secretários e técnicos de agricultura dos municípios da AMVALI e da AMUNESC e o Coordenador do Colegiado, André Cleber de Melo.
O objetivo da missão foi conhecer in loco o processo de regularização de agroindústrias familiares, sob a coordenação da AMERIOS (Associação dos Municípios de Entre Rios), através de visitas dirigidas, estabelecer contatos com fornecedores de equipamentos específicos para equipagem de agroindústrias familiares e visitar a EXPOMERIOS.
Na sexta-feira (25), a comitiva iniciou os trabalhos com a visita a Casa do Agricultor de Maravilha onde foram recebidos pelo Prefeito de Maravilha – Orli Berger, pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente – Elmar Wahlbrink, pela Presidente da Cooperativa das Agroindústrias de Maravilha (COPAMAR) – Delcira Capeletto, pelo Assessor Jurídico da AMERIOS – Dr. Marcos Perin e demais autoridades.
A Casa do Agricultor foi inaugurada em 26 de dezembro de 2008, sendo um espaço para os agricultores realizarem cursos, reuniões e aos sábados através da feira livre comercializar os seus produtos produzidos nas agroindústrias. Atualmente, Maravilha possui 23 agroindústrias e a região da AMERIOS ao todo possui 90 agroindústrias. Dentre os produtos comercializados estão: embutidos (salames e linguiças), derivados do leite (queijos, nata), panificação, verduras, vinhos coloniais, derivados da cana-de-açúcar e mel. Fazem parte também da economia da região a avicultura, a produção de grãos e de fumo.
Durante o encontro, o grupo debateu sobre a importância dos jovens filhos de agricultores permanecerem no campo e sobre a importância da regularização das agroindústrias familiares que na região fazem parte do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Após a comitiva seguiu para visita em quatro agroindústrias acompanhada pelo Técnico Agropecuário da Secretária de Agricultura de Maravilha, Paulo Lanius.
A primeira agroindústria visitada foi do casal Elide e Ademar Klein que comercializam mel há 22 anos, mas desde 2008 fazem parte do Serviço de Inspeção Municipal. A agroindústria possui 15 metros quadrados e tem uma capacidade para comercializar 3.700 quilos de mel. Os produtos são comercializados nos mercados do município de Maravilha e a parte da nota fiscal é emitida através da cooperativa COPAMAR. A segunda agroindústria visitada foi a da família de Ilaci Schwertner que comercializa melado e açúcar mascavo, onde já foram comercializados 1.500 quilos de melado em 2011.
A terceira agroindústria visitada foi a da Presidente da COPAMAR, Delcira Capeletto, que comercializa leite, queijos, nata e bebida láctea. São comercializados 200 litros de leite por dia e 14 mil litros por mês. A quarta agroindústria visitada foi de embutidos de suínos de Valdecir Vinaga. E para finalizar, a comitiva visitou um abatedouro de peixe, de Jorge e Marclei Grando.
Todas as agroindústrias da região são padronizadas e filiadas a COMPAMAR e ao Serviço de Inspeção Municipal, o que serve de modelo para ser realizado na microrregião da AMVALI.
EXPOMERIOS
Após a visita as agroindústrias, a comitiva seguiu para cerimônia de abertura da 7º edição da EXPOMERIOS, no Parque de Exposições de Maravilha. A EXPOMERIOS é organizada pela Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS). O grupo foi recebido pelo Presidente da AMERIOS, Prefeito Milton Luis Muller e pelo Prefeito de Maravilha, Orli Berger.
A cerimônia de abertura contou com a presença de várias autoridades, entre prefeitos, secretários, deputados estaduais e federais. O Secretário Executivo – Alessandro Hansen Vargas representou o Presidente da AMVALI, Nilson Bylaardt e o Coordenador do Colegiado de Agricultura da AMVALI – André Cleber de Melo, representou a delegação da Missão AMVALI/AMUNESC.
Segundo os organizadores da EXPOMERIOS, o Engenheiro Agrônomo da AMERIOS – Marcos Orso e o Médico Veterinário da Epagri – Clair Lorenzet, a expofeira iniciou com objetivo de comercializar os produtos produzidos pelas agroindústrias dos 17 municípios pertencentes a AMERIOS. Atualmente, o evento tem feito muito sucesso reunindo mais de 35 mil visitantes e expondo também maquinário para as pequenas agroindústrias familiares.
De acordo com Clair, "é uma feira diferenciada e a única de Santa Catarina, organizada por uma Associação de Municípios. A EXPOMERIOS começou em 2001, sendo realizada anualmente até 2003 e depois passou a ser realizada a cada dois anos. É uma feira gratuita tanto para os expositores como para visitação da população. Conta com comercialização de produtos coloniais, exposição de máquinas e equipamentos, mostra de artesanato e shows artísticos".
Marcos Orso destaca que "a feira surgiu com o objetivo de fomentar os produtos comercializados nas agroindústrias familiares, para isto iniciou um processo de regularização e organização da parte sanitária e ambiental destas agroindústrias. A feira é uma oportunidade dos municípios exporem seus potenciais, seus produtos valorizando o agricultor".
Marcos também explicou que 90% das agroindústrias são regularizadas através do Serviço de Inspeção Municipal, onde os agricultores comercializam seus produtos dentro do seu município e 10% são regularizadas através do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), onde o agricultor pode comercializar seus produtos dentro de todo o estado de Santa Catarina.
Para finalizar os trabalhos de sexta-feira, a comitiva assistiu a escolha da Garota EXPOMERIOS e no sábado, dia 26, a comitiva realizou visita a EXPOMERIOS e em seguida retornou a Jaraguá do Sul.
Maiores informações:
André Cleber de Melo (47) 2106-8111 e 9189-8500.
Alessandro Hansen Vargas (47) 9963-1779.