A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu coordenou, na terça-feira (29), a conferência documental das mercadorias transportadas na BR-280, através do programa "Com Nota Fiscal, Vai Legal". Participaram fiscais dos municípios de Guaramirim, Jaraguá do Sul e Schroeder e o fiscal de tributos Neimar Frederico Sachett, do município de Maravilha/SC, representando a Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS), que veio conhecer na prática o programa, objetivando a implantação no oeste catarinense.
Foi a primeira fiscalização que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A fiscalização aconteceu em dois pontos da BR-280, abordando veículos de carga nos dois sentidos. O foco principal foi abordar veículos que estavam transportando produtos primários como madeira, banana e plantas ornamentais, que transitavam principalmente no sentido à BR-101. Além disso, foram abordados veículos de carga geral que transportavam bebidas, gás de cozinha, produtos alimentícios, entre outros.
A equipe de fiscais municipais de tributos teve a companhia de fiscais da vigilância sanitária de Guaramirim e também, como de costume, de policiais militares oriundos do 14.º BPM.
Lembrando que o programa "Com Nota Fiscal, Vai Legal", iniciou em 2010 e trata do estabelecimento de ações conjuntas de conferência documental de mercadorias em trânsito no território catarinense, no qual os fiscos estadual e municipal estabelecerão ações sinérgicas visando o incremento da arrecadação e o crescimento do valor adicionado do movimento econômico dos municípios, consequentemente, combatendo a sonegação fiscal.