A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou a primeira aula de 2012, na noite de ontem (6), com a palestra "Conceitos e objetivos da Escola de Governo", ministrada pelo Diretor da Escola e Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela UNIVALI, Alessandro Hansen Vargas. A palestra iniciou abordando o que é a Escola de Governo e Cidadania que é uma escola de governança pública, pautada em valores éticos e democráticos e oferece o curso de extensão "Formação Cidadã de Governantes".
A missão da Escola de Governo é atuar politicamente para a transformação da sociedade brasileira, na defesa e promoção da ética na política, dos valores republicanos e democráticos e do desenvolvimento sustentável. Os objetivos são: capacitar cidadãos para o exercício pleno da ética e da cidadania, incentivando seu engajamento junto às organizações da sociedade civil; promover o desenvolvimento do país através da ação empreendedora de governantes éticos e preparados, aliados a cidadãos atuantes; e incentivar a valorização do servidor público como instrumento de eficiência.
O curso de "Formação Cidadã de Governantes" dirige-se a todos aqueles que "tomam as decisões", aos que "influenciam as decisões" e aqueles que "vivenciam" as experiências de políticas públicas. O diretor lembrou que a escola surgiu em 2002, a partir da então UNERJ, baseado na experiência da Escola de Governo de São Paulo, mantida pela Associação Brasileira de Formação de Governantes (ABFG). Em 2002 e 2003 funcionou na UNERJ e desde 2004 funciona na sede da AMVALI (com gestão própria).
A diretoria da Escola de Governo é formada pelo Presidente da AMVALI – Luiz Carlos Tamanini, pelo Diretor Alessandro Hansen Vargas e pela coordenadora Luzia Wilbert. A atual mantenedora é a AMVALI e os apoiadores são as Prefeituras Municipais da microrregião da AMVALI, o Centro Universitário – Católica de Santa Catarina e a Oficina Municipal.
As aulas são ministradas através de palestras multitemáticas em seis macroambientes: cultural, social, econômico, político institucional, físico territorial e ambiental. Os professores são oriundos das áreas pública, privada e terceiro setor, com comprovada experiência e conhecimento.
Após o diretor da Escola apresentou a proposta curricular para 2012 e iniciou explanação sobre o associativismo de municípios, abordando a história e o papel das Associações de Municípios de Santa Catarina. Apresentou um mapa de como estão divididas as Associações de Municípios.
Para finalizar apresentou alguns trabalhos realizados pela AMVALI destacando a Escola de Governo, os colegiados temáticos, o Comitê Itapocu e a realização de projetos inovadores como o programa "Com Nota Fiscal, Vai Legal" e o "SIG AMVALI".
Lembrando que as aulas da Escola de Governo acontecem as terças-feiras, das 19 às 22 horas, na sede da AMVALI. Na terça-feira, dia 13, o tema será "A importância da formação política", ministrado por José Mário Brasiliense Carneiro, da Oficina Municipal de São Paulo.