You are currently viewing Operações de busca e salvamento são discutidas na AMVALI

Operações de busca e salvamento são discutidas na AMVALI

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu através do Colegiado de Defesa Civil da AMVALI com apoio do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento – GERAR promoveram a palestra "Atuação da Força Aérea Brasileira em operações de busca e salvamento em acidentes aéreos e calamidades públicas", nesta segunda-feira (12). A palestra foi ministrada pelo Capitão Aviador Marco Aurélio de Oliveira Celoni, Chefe do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento – CINDACTA-II, de Curitiba.

Participaram da abertura do evento o Secretário Executivo da AMVALI – Alessandro Hansen Vargas (representando a associação), o Consultor do Colegiado de Defesa Civil – Paulo de Almeida, o Secretário de Defesa Civil de Jaraguá do Sul – Jair Alquini, o Diretor de Defesa Civil de Schroeder – Marcos Dellagustina e o Gerente de Defesa Civil de Guaramirim – Edvar Pereira de Mello Filho.

O capitão iniciou descrevendo o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR), a fim de poder identificar o inter relacionamento com os demais Órgãos Federais, Estaduais, Municipais e Privados. Dentre as lições aprendidas no sistema estão: a rapidez; a coordenação única; o controle operacional e administrativo único; a busca e o salvamento deve ser parte integrante de toda a operação planejada; o adestramento das tripulações é de vital importância; a construção das aeronaves multimotoras deve visar a possibilidade de amerrissagem;  deverá ser utilizada a cooperação entre os diversos serviços que possam concorrer num salvamento.

Marco ressaltou que o Brasil possui o serviço SAR organizado e estabelecido, de forma a possibilitar a pronta prestação dos Serviços de Busca e Salvamento dentro da sua área de responsabilidade, com vistas a assegurar assistência às pessoas em perigo, prioritariamente às vítimas de acidentes aeronáuticos ou marítimos, durante 24 horas por dia. Mostrou fotos de unidades de busca e salvamento realizando resgates e destacou a importância dos serviços realizados pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e para finalizar falou sobre o Sistema COSPAS-SARSAT.

O Sistema COSPAS-SARSAT é um Sistema Espacial de Busca de Embarcações em Situação de Emergência que surgiu na Rússia juntamente com o sistema SARSAT que é um programa de cooperação internacional iniciado pelos EUA, Canadá, França e Rússia, com o objetivo de desenvolver atividades de busca e salvamento de vidas humanas a bordo de aeronaves ou embarcações acidentadas ou em situação de emergência.