O Colegiado de Educação da AMVALI, coordenado por Maria Ida Leduvino realizou reunião na manhã desta terça-feira (10), que contou com a participação do Técnico de Cultura do SESC de Jaraguá do Sul, Ricardo Ledoux.
Foram apresentados projetos e atividades desenvolvidas pelo SESC como o Programa de Cultura, Projeto Palco Giratório, Sonora Brasil e discutida parceria com o colegiado para realização de curso de formação de contadores de história para professores e o projeto Mergulho para Infância.
Com relação ao Programa de Cultura foram apresentadas programações locais e que vem do departamento regional (Florianópolis) e nacional (Rio de Janeiro), que acontecem em Jaraguá do Sul englobando exposições, cinema, apresentações teatrais e de dança, música e artes visuais.
Os membros do colegiado receberam um boletim informativo com toda agenda de eventos do SESC, principalmente do projeto Sonora Brasil que acontece ao longo de 2012 e que envolve quatro etapas, sendo que no dia 19 de julho, no SESC de Jaraguá do Sul acontece a apresentação do Quarteto Colonial, do Rio de Janeiro. Ricardo acrescentou que todas as apresentações são gratuitas.
Quanto ao projeto Palco Giratório será realizado em setembro e foi criado pelo Departamento Nacional do SESC, desde 1998, com o objetivo de difundir e descentralizar as artes cênicas no Brasil. A iniciativa se transformou em uma das ações culturais mais importantes do país, pois através do projeto a população pode ter acesso às produções teatrais de qualidade.
O colegiado também avaliou o 2º Curso de Gestores da Educação da AMVALI e a Secretária de Educação de Massaranduba, Elisia Stein informou que estão abertas as pré-inscrições para a primeira turma do Curso Online "A Escola no Combate ao Trabalho Infantil", desenvolvido pela Fundação Telefônica, por meio da Rede Pró-Menino, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, contando com a gestão executiva do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor – CEATS-FIA.
O curso é totalmente online e oferecido aos educadores de ensino fundamental das escolas públicas brasileiras e tem como objetivo colaborar com a efetivação da Lei Federal nº. 11.525/07, que inclui, no currículo do ensino fundamental, conteúdo que trate dos direitos de crianças e adolescentes, tendo como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O foco da capacitação, condizente com a missão das organizações que a desenvolvem, é informar, formar e mobilizar educadores, alunos e comunidades para que atuem no combate ao trabalho infantil em nosso país, tanto em ações diretas, quanto na formação de uma cultura de direitos em que o trabalho infantil não seja aceito como natural e positivo. São três meses de curso somando 60 horas, de 8 de agosto a 5 de novembro. Mais informações: ecti1@fia.com.br.