A Epagri através do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometereologia de Santa Catarina (CIRAM) com o apoio da AMVALI, do Colegiado de Agricultura, Pesca e Aquicultura da AMVALI, da SDR de Jaraguá do Sul, da Prefeitura de Jaraguá do Sul, da Caixa Econômica Federal e do Governo do Estado de Santa Catarina e do Governo Federal realizaram na manhã desta quinta-feira (8), a inauguração da Estação Meteorológica Affonso Schwartz, localizada na Estrada JGS 481, em Jaraguazinho, no município de Jaraguá do Sul.
A estação será capaz de medir, em intervalos de 15 minutos dados de temperatura, precipitação, umidade relativa do ar e molhamento foliar. Essas variáveis ambientais são enviadas de forma automática, a cada hora, via sinal de celular, para o banco de dados da Epagri/CIRAM, onde são usadas para monitoramento e previsão do tempo, além de embasarem pesquisas científicas sobre o clima da microrregião.
A estação foi instalada através do projeto Reconstrução dos Sistemas Produtivos da Região abrangida pelas chuvas em Santa Catarina, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Atualmente, Santa Catarina conta com um sistema de monitoramento ambiental formado por cerca de 200 estações, entre automáticas e convencionais, gerido pela Epagri/CIRAM. O banco de dados da instituição ultrapassou em setembro a casa dos 150 milhões de registros. Todas as informações são disponibilizadas para a sociedade em tempo real através do link http://ciram.epagri.sc.gov.br/.
Fonte: Gisele Dias.