A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu realizou o Seminário Regional para Novos Gestores 2013 – 2016 na terça-feira (27) e nesta quarta-feira (28), em sua sede em Jaraguá do Sul. Na avaliação do Presidente da AMVALI, Prefeito Felipe Voigt o evento foi um sucesso e muito importante para os novos gestores que assumirão os municípios da microrregião.
O evento teve a participação de 70 pessoas, sendo que o objetivo foi oportunizar conhecimentos voltados ao papel dos gestores públicos frente às instituições e suas respectivas interações com a gestão pública municipal.
Na terça-feira (27), o seminário contou com a participação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE/SC, da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e com a apresentação institucional da AMVALI. Os participantes foram orientados de como iniciar o seu mandato e como devem proceder antes e após a posse pelo TCE/SC.
Já a FECAM explanou sobre o "Movimento Municipalista" e outros assuntos como a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS.
Já nesta quarta-feira (28), o evento contou com a palestra "Ministério Público Estadual: Relacionamento do MP com os Municípios", ministrada pelo Promotor Regional de Meio Ambiente – Dr. Alexandre Schmitt dos Santos e pelo Promotor de Justiça – Dr. Ricardo Viviani de Souza.
Após o Presidente do Conselho de Administração da Marisol S.A, empresário Vicente Donini, que explanou sobre "A Cultura Associativista no Vale do Itapocu e a importância do Associativismo de Municípios". O empresário disse que "ninguém basta à si mesmo, dependemos uns dos outros, logo precisamos nos ajudar mutuamente através de entidades de classe participando ativamente de todas as suas iniciativas".
O evento foi realizado pela AMVALI em parceria com o Colegiado de Executivos das Associações de Municípios, a FECAM, o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, no âmbito do Programa TCE Orienta Itinerante e o Ministério Público do Estado de Santa Catarina.