O Colegiado de Defesa Civil da AMVALI realizou reunião na manhã desta terça-feira (11), na sede da associação que foi conduzida pelos consultores Paulo de Almeida e Normando Zitta. A reunião iniciou com a apresentação do vídeo "Percepção de Risco" que mostrou comentários de vítimas do tsunami ocorrido no Japão e abordou sobre a sustentabilidade e a vulnerabilidade ambiental.
Na sequência o geólogo Normando Zitta realizou apresentação sobre a preparação para períodos chuvosos previstos para o final de 2012 e início de 2013 e falou sobre a importância de preparar os novos gestores no âmbito da defesa civil nos municípios da AMVALI.
Normando falou sobre alguns cenários e preocupações como: a previsão de fortes chuvas; eventos geoclimáticos cíclicos; a chegada do período chuvoso; a fragilidade geológica nas áreas de encostas; a suscetibilidade a alagamentos em áreas planas; edificações frágeis, além do período de transição e descontinuidade entre os comandos nos municípios.
Algumas ações imediatas que precisam ser realizadas pelos municípios são: definir os responsáveis pela Defesa Civil; elaborar o Sistema de Comando e Operações – SCO, que é uma "árvore" de distribuição e hierarquização de tarefas associada aos contatos dos responsáveis por cada área e setor.
A parte gerencial do SCO necessita de um responsável geral; um responsável pela triagem; um responsável pela comunicação; e um grupo/conselho (opcional). Já o SCO institucional engloba: os bombeiros (Busca e Resgate); a Polícia Militar (Ordem Pública); a Polícia Civil (Auxílio Geral); a Defesa Civil (COREDEC); e demais parceiros. O SCO operacional envolve a participação da Secretaria de Obras; da Secretaria de Assistência Social (abrigo/assistencial); da Secretaria de Saúde (remédios/hospitais); e da Secretaria de Planejamento (técnica).
Normando também forneceu algumas dicas aos participantes da reunião sobre novos formulários, novos procedimentos, documentação necessária, a importância de registros das ocorrências, a importância das doações em caso de desastres e que cada município deve definir um local para Abrigo Provisório, um local para Sede das Operações, um local para Centro de Distribuição e fazer um cadastro das pessoas que receberão as doações.
Para finalizar a reunião, os participantes discutiram sobre a realização do Seminário Regional de Defesa Civil 2013 e definiram o cronograma de reuniões para o próximo ano.
Maiores Informações:
Paulo de Almeida (47) 9219-4695