O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu realizou a 1ª reunião do Conselho Consultivo e da Diretoria deste ano, na tarde de hoje (30), que foi coordenada pelo Vice-Presidente do Comitê – Ronaldo Klitzke, pela consultora Anja Meder Steinbach e pelo Secretário Executivo da AMVALI e do comitê – Alessandro Hansen Vargas.
O primeiro assunto discutido foi sobre a agenda de assembleias que serão realizadas em 2013. Segundo Anja "estão previstas quatro assembleias que devem acontecer nos meses de março, junho, setembro e dezembro. Caso haja alguma necessidade realizaremos assembleias extraordinárias e as reuniões do conselho consultivo e da diretoria serão realizadas de acordo com a demanda".
O segundo assunto da pauta foi referente ao Projeto FEHIDRO, onde a consultora apresentou o detalhamento das atividades que devem ser realizadas como: promover a operacionalização administrativa e da secretaria executiva do Comitê Itapocu; desenvolver a construção de conhecimentos sobre a bacia hidrográfica e formar um grupo de educadores ambientais multiplicadores de EA (Educação Ambiental); e mobilizar a sociedade da bacia para que seus representantes participem e se tornem pró-ativos na gestão integrada dos recursos hídricos na bacia do Itapocu.
A seguir, o grupo debateu sobre a realização de visitas às entidades participantes do comitê e aos municípios da bacia, onde será realizada uma agenda de visitas para conhecer os novos gestores, resgatar entidades que não tem participado do comitê e coletar dados/informações para o SIG AMVALI (Sistema Integrado de Informações Georreferenciadas). Outro assunto foi a realização de palestra que deverá acontecer em março e que será ministrada por técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (SDS).
O quinto assunto da pauta foi referente ao Plano de Prevenção de Cheias e Desastres Naturais, onde o comitê sugeriu e integração entre o Colegiado de Defesa Civil com a Câmara Técnica de Prevenção de Cheias tornando um grupo único com objetivos ampliados, onde em cada reunião sejam convidados técnicos/profissionais de diversas áreas e trabalhados vários aspectos que irão integrar o Plano de Prevenção ou criar grupos para desenvolverem uma ação/objetivo. A proposta será levada ao Colegiado de Defesa Civil da AMVALI que fará reunião no dia 05 de fevereiro.
Para finalizar, foram definidos alguns assuntos a serem discutidos na XIX Assembleia Geral Ordinária do Comitê Itapocu que acontecerá em março.
Maiores Informações: Anja (47) 9985-6146