You are currently viewing Escola de Governo e Cidadania inicia as aulas

Escola de Governo e Cidadania inicia as aulas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Escola de Governo e Cidadania da AMVALI realizou na noite de ontem (12) a primeira palestra da 12ª turma, ministrada pelo Diretor Alessandro Hansen Vargas que apresentou aos alunos os conceitos e a proposta curricular do curso "Formação de Dirigentes Públicos" e palestrou sobre o associativismo de municípios.

A missão da Escola de Governo e Cidadania é atuar politicamente para a transformação da sociedade brasileira, na defesa e promoção da ética na política, dos valores republicanos e democráticos e do desenvolvimento sustentável. Dentre os objetivos estão: capacitar cidadãos para o exercício pleno da ética e da cidadania, incentivando seu engajamento junto às organizações da sociedade civil; promover o desenvolvimento do país através da ação empreendedora de governantes éticos e preparados, aliados a cidadãos atuantes; e incentivar a valorização do servidor público como instrumento de eficiência.

Desde 2002, a Escola de Governo e Cidadania já formou 427 dirigentes e conta com a parceria do Centro Universitário Católica de Santa Catarina e da Oficina Municipal de São Paulo, além das Prefeituras Municipais, dos egressos da escola e da imprensa regional. Os alunos conheceram a proposta curricular do curso que terá palestras multitemáticas em seis macroambientes: Cultural, Social, Econômico, Político institucional, Físico territorial e Ambiental.

As palestras são ministradas por profissionais oriundos das áreas pública, privada e do terceiro setor, com comprovada experiência e conhecimento. São princípios norteadores da escola a ética na política, o desenvolvimento sustentável, a democracia participativa, os valores republicanos e a cidadania.

Após o Diretor da Escola de Governo e Cidadania, Alessandro Hansen Vargas explanou sobre o associativismo de municípios. Explicou qual o papel e a importância das Associações de Municípios no Estado de Santa Catarina, sua história e como elas foram divididas. Atualmente, o Estado tem 21 Associações de Municípios que congregam todos os municípios catarinenses.

Segundo Alessandro "os municípios, isoladamente, sem as associações não conseguiriam realizar tantas ações estratégicas, ao passo que juntos se fortalecem, reduzem os custos, trabalham em prol da melhoria da administração pública municipal que reverte em melhores serviços para a sociedade regional".

Falou também sobre o papel da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e dos serviços prestados pela AMVALI aos municípios associados e seus projetos inovadores.

Maiores informações: Alessandro Hansen Vargas (47) 9963-1779.