Os alunos da 12ª turma da Escola de Governo e Cidadania da AMVALI assistiram na noite de ontem (19) a palestra "A importância da formação política e o Município enquanto Escola de Democracia", que foi ministrada por José Mário Brasiliense Carneiro, Diretor e Fundador da Oficina Municipal de São Paulo.
As discussões englobaram os tópicos: a importância da formação política; a formação política no Brasil (aspectos históricos e institucionais contemporâneos); as Escolas de Governo (caso da AMVALI); a formação política na Alemanha (as Fundações Políticas); as carreiras de Estado na França e Alemanha; as iniciativas da Oficina Municipal; e o município enquanto escola de democracia.
Segundo José Mário "formar politicamente significa oferecer processos de ensino e aprendizado participativos que visam resgatar e fortalecer: a consciência cívica, o compromisso político com o bem comum, o espírito de serviço e solidariedade e as relações interpessoais fundadas no respeito à dignidade da pessoa humana".
No Brasil uma das primeiras iniciativas do período pós-Autoritário voltada à formação política surgiu em São Paulo com o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC, em 1980, fundado pelo casal Franco Montoro com apoio de Cientistas Políticos da Universidade de São Paulo.
Conforme Humberto Dantas, doutor em ciência política que atua na Oficina Municipal, Fundação Konrad Adenauer e diversas instituições, o objetivo da formação política é "ofertar oportunidades aos alunos de formação para que possam realizar suas escolhas de forma mais consciente, arrefecendo paixões irracionais e propiciando-lhes contato com seus direitos, deveres e com a própria política". Trata-se de um desafio posto no plano da cultura política que, em países como Alemanha e França, é enfrentado a partir do ensino fundamental.
Referente as Escolas do Legislativo nasceram após a Constituição de 1988 com o objetivo de oferecer formação política. Empresas como Itaú-Unibanco, Johnson & Johnson, Belgo Mineira, Laticínio Tirolez, Embaquim, Banco Fator, FSB Foods, Rio Bravo Investimentos, Vale, entre outras, têm investido em programas de formação política e formação de gestores públicos, em especial, para o nível municipal.
Nos EUA este tipo de iniciativa se insere no contexto da responsabilidade socioambiental das empresas sendo que várias delas sustentam "think tanks" para promover pesquisas cientificas e debates sobre temas de interesse político nacional. Pensando em um formato nacional surgiu a Associação de Escolas de Governo, em São Paulo, fundada pelo Prof. Dr. Fabio Konder Comparato, em 1990. O objetivo era que a iniciativa se espraiasse por todo país.
Hoje as Escolas de Governo estão presentes em: São Paulo, Jaraguá do Sul, Fortaleza, Aracaju, Belém, Florianópolis, Guarulhos, Joinville, Salvador, São Luis e Uberaba. De acordo com José Mário o município é escola de democracia e governo na medida em que se exercitam relações de: proximidade entre comunidades e líderes comunitários; proximidade entre líderes comunitários e líderes políticos; e proximidade entre comunidades e agentes públicos (especialmente aqueles que atuam em Prefeituras).