Participantes conheceram o trabalho realizado por comunidade terapêutica
O Colegiado de Saúde da AMVALI realizou reunião na manhã desta quarta-feira (27), que foi conduzida por Ademar Possamai, coordenador do colegiado e Secretário de Saúde de Jaraguá do Sul. O primeiro assunto discutido foi referente ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública apresentado pelo Diretor do Hospital Jaraguá, Jeferson Gomes.
O movimento é conhecido como "Saúde 10" e objetiva a coleta de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012. Segundo Jeferson o movimento busca colher mais de 1,5 milhão de assinaturas de toda população e pressionar o Governo Federal para a liberação de mais recursos para saúde pública. "É importante que todos os municípios da microrregião sejam comunicados desta iniciativa e que os cidadãos venham a contribuir com este ato", disse.
Entende-se que a justeza dessa proposição alcançará milhões de mentes e consciências, numa ampla mobilização nacional, de caráter suprapartidário, exigindo a definitiva priorização da saúde como bem maior de uma nação soberana, que cuida do seu povo e garante os seus direitos constitucionais. Buscando a sua necessária visibilidade e amplitude, o movimento promoverá um ato do seu lançamento formal na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, no próximo dia 17 de abril, às 14 horas, em Brasília/ DF, onde estarão presentes lideranças nacionais, bem como as diversas representações que compõem e comporão esse movimento.
COMUNIDADE TERAPÊUTICA
O próximo assunto foi a apresentação da Comunidade Terapêutica Campos da Luz realizada pela presidente da comunidade, professora e empresária Janice Hafermann Breithaupt. A comunidade foi criada há 11 meses e atende adolescentes, jovens e adultos até 70 anos, do sexo masculino, sendo que o objetivo é a recuperação de dependentes químicos e a reintegração na família/sociedade, através da mudança comportamental e estilo de vida e auxiliar o dependente no processo de conscientização sobre sua doença e tratamento, mesmo que terminado o período de internação – reintegração à sociedade. A comunidade está localizada no bairro Caixa D´Água, em Guaramirim.
A proposta de tratamento Campos de Luz engloba o desejo pessoal de recuperar-se, o uso de medicação somente com prescrição médica e a disciplina e respeito para consigo e pelo outros. Há três elementos principais que são a disciplina, o trabalho e a espiritualidade. Quanto a disciplina o objetivo é fazer o indivíduo vencer as defesas internas da doença, remontar sua vida (família, emprego, sentimentos, hábitos etc.), que terão que ser mudados, sendo necessária a autodisciplina. Quanto ao trabalho, cada residente contribui com sua parcela de afazeres para o bem-estar de todos. Com relação a espiritualidade, na Comunidade Terapêutica Campos de Luz vivencia e redefine sua relação com Deus.
Dentre as atividades terapêuticas destacam-se: terapia individual, com grupos de apoio, avaliação e acompanhamento evolutivo, grupos terapêuticos e grupos de prevenção a recaída. Também são realizadas palestras temáticas, laborterapia/trabalho (cuidado com animais, pesca e cortes de peixe, noções de culinária, manipulação e higienização correta de alimentos, manutenção da casa), taekwondo, ioga e atividades culturais, esportivas e recreativas.
Janice fez um apelo para conseguir uma parceria junto as prefeituras para a comunidade terapêutica, visto que hoje não tem apoio de nenhum dos municípios. Solicitou também a revisão do protocolo de encaminhamento para internação, para que não tenha que passar por diversos órgãos, pois quando a pessoa com problema se dispõe a se tratar, esse é o momento de tratá-lo, se o processo for muito demorado ele foge, disse Janice.
SAÚDE MENTAL
Outro assunto discutido na reunião do Colegiado de Saúde foram as ações que estão sendo realizadas pela Câmara Técnica de Saúde Mental, coordenada por Denise Thum, coordenadora da Saúde Mental de Jaraguá do Sul.
Denise informou que no dia 9 de abril, será realizada uma reunião na AMVALI para formação da Câmara Intergestora Regional de Saúde – CIR da região nordeste de Santa Catarina que terá como objetivo elaborar um projeto da Rede de Atenção Psicossocial na região. A coordenadora também informou que a Câmara Técnica de Saúde Mental está organizando diversos eventos nos municípios alusivo ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio e que logo a programação será divulgada.
GERSA
A técnica responsável pela Atenção Básica da 24ª Gerência Regional de Saúde – SDR/GERSA, Fransuizi Portillo e o farmacêutico da 24ª GERSA, Amilchar Junkes também participaram da reunião nesta manhã. Amilchar informou o colegiado sobre a descentralização dos medicamentos de alto custo e judiciais aos municípios.
Segundo Amilchar, o Governo do Estado criou um programa onde os municípios deveram gerenciar e distribuir estes tipos de medicamentos de alto custo, mas para isso é necessário que os municípios tenham uma estrutura. Após cada município analisar como o gerenciamento e a distribuição serão realizados os usuários serão informados.
A seguir, Fransuizi realizou apresentação sobre a Política Nacional da Atenção Básica que foi debatida durante oficina, em Florianópolis. A política engloba programas que os municípios podem participar/aderir através de projetos para captação de recursos. Foram apresentados o Programa Saúde na Escola (PSE), o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) e o Programa Requalifica UBS. Também foi debatido sobre o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), as diretrizes de organização e funcionamento das equipes dos Consultórios na Rua (CnaR) e programa Melhor em Casa do Ministério da Saúde.
No final da reunião, os membros do colegiado foram convidados a participarem da Oficina Rede Cegonha no dia 02 de abril, das 8h30min às 16h30min, no auditório da Católica de Santa Catarina. De acordo com Fransuizi, o público-alvo são secretários e técnicos que atuam na área da saúde de 26 municípios que compõem a região nordeste e o planalto norte de Santa Catarina e as Secretarias de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, Joinville, Canoinhas e Mafra. O objetivo é apresentar o Plano Regional para Rede Cegonha e orientar sobre a construção dos planos municipais para Rede Cegonha.
Para colaborar com a Comunidade Terapêutica Campos de Luz:
– Ligue para (47) 9263-5147.
– Ou contribua através da conta: 91216-6, agência: 0356. Banco: Bradesco.