You are currently viewing Colegiado de Educação conhece o funcionamento de estação de controle biológico

Colegiado de Educação conhece o funcionamento de estação de controle biológico

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Criado Colegiado de Cultura da AMVALI

 

O Colegiado de Educação da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu coordenado pelo professor Elson Quil Cardozo, Secretário de Educação de Jaraguá do Sul realizou reunião na manhã desta quinta-feira (28). O primeiro assunto foi abordado pela conselheira do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina – CEE, Iria Tancon que convidou o colegiado para participar da 2ª Reunião do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina com os Conselhos Municipais de Educação, a ser realizada no dia 16 de abril, às 9h30min, no IELUSC, em Joinville.

A seguir, o colegiado conheceu como funciona uma estação de controle biológico apresentada por Afonso Guse e Michele Guse, da AG Controle Biológico. Segundo Afonso, a estação biológica funciona como um hotel “cinco estrelas” para insetos e roedores. É composta por um aromatizador e um aquário, no qual os insetos são atraídos e ao se alimentarem encontram seus predadores naturais ocorrendo então o controle biológico.

A estação biológica é utilizada para diminuir a proliferação de insetos e roedores nocivos ao homem e, consequentemente, reduz a geração de doenças como: dengue, malária, febre amarela, entre outras. A estação é de fácil instalação, compatível com diversos locais e paisagística; favorece o equilíbrio do meio ambiente; é de baixo custo de manutenção; melhora o cultivo de frutas, verduras e legumes; e elimina o uso de inseticida, preservando o meio ambiente.

A AMVALI possui uma estação experimental de controle de insetos que faz parte do Programa de Gerenciamento da Infestação por maruim e foi instalada pela empresa AG Controle Biológico. Lembrando que a AMVALI manteve e mantém convênio de pesquisa sobre a infestação por maruim com várias entidades de pesquisa em diferentes períodos. Atualmente, mantêm parceria com a Fundação 25 de Julho e universidades.

Outro assunto discutido foi referente ao Colegiado de Cultura da AMVALI, que foi criado nesta manhã e que já definiu a data da primeira reunião que acontecerá no dia 17 de abril, às 8h30min, na sede da AMVALI. Segundo Elson “a criação deste colegiado é importantíssima, porque agora os municípios da AMVALI poderão trabalhar juntos para criação dos Sistemas Municipais de Cultura”.

Elson destacou que durante a reunião foram debatidos diversos assuntos com relação ao funcionamento das Secretarias Municipais de Educação no que tange a captação de recursos, processos e a troca de conhecimento e a busca de soluções para problemas comuns que acontecem em todos os municípios.

O coordenador também realizou a entrega de formulário para a coleta de assinaturas referente ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública e fez um apelo aos secretários de educação para que façam a coleta de assinaturas e entreguem na AMVALI.

Para finalizar, o Gerente de Cultura de São João do Itaperiú, Joel João Rocha convidou todos para prestigiarem o 21º aniversário de São João do Itaperiú, comemorado nesta sexta-feira, dia 29, cuja programação acontecerá no sábado, dia 30.

 

 

Maiores informações sobre o aniversário de São João do Itaperiú através do link: http://www.amvali.org.br/conteudo/?item=445&fa=1&cd=10101