A contribuição dos tribunais de contas no processo de implantação da nova contabilidade pública. Este é o tema da palestra que o presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Salomão Ribas Junior, fará na quarta-feira (8/5), durante o 9º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Municipais, no Oceania Convention Center, no Balneário dos Ingleses, em Florianópolis.
A conferência do presidente do TCE/SC está inserida no painel "Controle Interno e Auditoria Governamental", que também abordará temas como auditoria governamental, o cronograma de implantação da nova contabilidade pública, o controle interno nos municípios e a lei de acesso à informação, a serem explorados desenvolvidos por auditores independentes e representantes da Secretaria da Fazenda, do Conselho de Contabilidade e da Controladoria-Geral da União.
O evento será realizado de 7 a 9 de maio, com o objetivo de discutir as novas normas brasileiras aplicadas ao setor público. A promoção é da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), do Conselho Federal de Contabilidade, Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e Associações de Municípios. Conta com o apoio do Colegiado de Contadores e Controladores Internos Municipais de Santa Catarina, Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina (Confaz-M/SC) e da Martinelli Auditoria. A realização é da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem).
PCP eletrônico
Antes da abertura oficial do 9º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Municipais, técnicos do Tribunal de Contas realizam, na manhã do dia 7 de maio, capacitação para orientar titulares de unidades gestoras municipais – prefeituras, câmaras, fundos, autarquias e fundações sobre como utilizar o novo módulo PCP Eletrônico do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge) do TCE/SC para geração de documentos assinados eletronicamente.
Na sequência, contadores e controladores internos receberão explicações sobre como alimentar o sistema e-Sfinge, que possui outros módulos, para encaminhamento de diversos tipos de informações das gestões, como as de concessão de aposentadorias e pensões e de contratos, licitações e convênios.
FONTE: Acom acom@tce.sc.gov.br.