You are currently viewing Workshop é realizado em Schroeder

Workshop é realizado em Schroeder

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Colegiado de Defesa Civil da AMVALI realizou na tarde de ontem (7), reunião no CREAS de Schroeder. Durante o evento foi realizado pela EPAGRI/CIRAM juntamente com o Colegiado de Defesa Civil e a Câmara Técnica Prevenção do Comitê Itapocu o "Workshop sobre Monitoramento Hidrometeorológico". Estiveram presentes o Vice-Prefeito de Schroeder – Moacir Zamboni, o Presidente do Comitê Itapocu – Sergio Victor Santini, o Diretor da SDR de Jaraguá do Sul – Valério Verbinen, o Coordenador Regional de Defesa Civil – Antônio Edival Pereira e demais autoridades.

A reunião iniciou com a apresentação da estrutura atual de defesa civil do município de Schroeder realizada por Sérgio Rosnir Voigt, Diretor de Defesa Civil. Sérgio destacou que a defesa civil de Schroeder foi criada em 1973 e em 2005 o prefeito municipal em exercício reestruturou a Comissão Municipal de Defesa Civil buscando atender a demanda de ocorrências pertinentes à defesa civil.

A partir de 2010, com a incidência dos desastres climáticos, a defesa civil que era atendida especificamente com os aparatos do setor de obras, sentiu a necessidade de uma nova reestruturação que vem ocorrendo com maior ênfase na atual administração, onde foram realizados cadastros junto ao CEMADEM (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais) para a instalação de pluviômetros nas comunidades que são semiautomáticos e também de pluviômetros automáticos.

Sérgio salienta que em 2012, a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), vinculada ao governo federal, desempenhou um levantamento das áreas de riscos no município que resultaram num mapa com a identificação de 40 áreas com seus graus de risco e sugestões de ações de prevenção. "Temos também o município habilitado e aguardando contemplação com o kit básico da defesa civil com: caminhonete, coletes, tablete, GPS entre outros. Na mesma vertente estamos implementando a instalação de uma estação hidrometeorológica automática em parceria com a EPAGRI", acrescentou.

Atualmente, compõem a estrutura da defesa civil de Schroeder: um diretor, um fiscal de obras, dois engenheiros, um topógrafo, um desenhista e um protocolo, sendo que a defesa civil conta com o apoio do setor de planejamento.

WORKSHOP

A seguir foi realizado o workshop sobre alerta e monitoramento hidrometeorológico por Nelso Figueiró (Analista de Pesquisa e Gestor de Contratos da EPAGRI e Gestor da Rede ANA de Monitoramento de Santa Catarina) e por Guilherme Xavier de Miranda Junior (Engenheiro Agrônomo da EPAGRI e Mestre em Hidrologia). Os dois profissionais da EPAGRI falaram sobre a Rede ANA e sobre a Sala de Situação da ANA localizada em Florianópolis.

De acordo com Nelso "falamos no workshop sobre a Rede ANA (Agência Nacional de Água) de Modernização das Estações Hidrológicas e Telemétricas na vertente atlântica do litoral de Santa Catarina. Desde 2002, a EPAGRI vem monitoramento está rede em Santa Catarina. Monitoramos 90 estações convencionais nesta vertente de medição pluviométricas e fluviométricas mais 25 estações telemétricas".

As estações telemétricas são estações automáticas com transmissão via satélite GOES (satélite americano) que medem de 15 em 15 minutos o nível dos rios e transmite, de hora em hora, por deste satélite os dados para a EPAGRI/CIRAM. Nelso explicou que o objetivo deste satélite é auxiliar nas catástrofes e que há duas estações telemétricas previstas para estarem funcionando a partir de agosto na nossa região, sendo uma em Jaraguá do Sul e uma em Schroeder. 

Com relação a Sala de Situação da ANA, Nelso falou que é uma sala de situação de monitoramento de eventos críticos, que surgiu após os eventos climáticos de 2008, realiza o monitoramento 24 horas por dia/sete dias por semana, verificando as condições de níveis hidrológicos, de rios, chuvas e também de estiagem. A sala é doada pela ANA e 20 estados do Brasil já foram contemplados, cada um com uma sala de situação. Em Santa Catarina, a sala foi doada e iniciou os trabalhos este ano e está localizada junto a sede da EPAGRI/CIRAM, em Florianópolis.

A sala já vem monitorando 19 estações localizadas no estado e a partir de agosto deste ano serão mais 11 estações telemétricas que serão instaladas no oeste e farão o monitoramento da estiagem. Conforme Nelso "o nosso objetivo é ter o apoio dos Comitês de Bacia, da Defesa Civil e do poder público para colaborar na implantação destas novas estações".

Após foi realizada a apresentação das estações da EPAGRI e Projeto MDA Reconstrução pelo Dr. Hamilton Justino Vieira, da EPAGRI/CIRAM. Na continuidade, o Agente em Operações Especiais da Defesa Civil de Jaraguá do Sul – Kristian Robson Iachinski realizou apresentação sobre o Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico "ACQUA" utilizado em Jaraguá do Sul.

SISTEMA ACQUA

O Acqua é um sistema privado, foi implantado pela empresa Malwee Malhas e possibilita o monitoramento dos rios no contorno da empresa. O sistema é aberto e possibilita o investimento de novas estações. A Prefeitura de Jaraguá do Sul já vem utilizando o sistema que possibilita qualquer pessoa a aderir. Kristian explicou que a prefeitura através da Defesa Civil quer adquirir novas estações a fim de implementar o sistema, possibilitando o monitoramento dos rios Jaraguá e Itapocu, além do rio localizado na divisa entre Jaraguá do Sul e Schroeder. Atualmente, em Jaraguá do Sul a Malwee tem cinco estações, a empresa Arroz Urbano uma estação e a prefeitura quer implementar três estações.

Cada estação ACQUA pode conter diferentes sensores: Pluviômetro (para medir a quantidade de chuva); Fluviômetro (para medir nível do rio); Higrômetro (Umidade relativa do Ar); Termômetro (para medir temperatura); e Anemômetro (para medir as variáveis da velocidade do vento).

No final da reunião foi realizado debate e o consultor do colegiado, Paulo de Almeida entregou aos participantes uma sugestão de programação do Seminário Regional de Defesa Civil que acontecerá em dezembro, em Barra Velha. O assunto voltará a ser discutido na próxima reunião no dia 11 de junho, em Barra Velha.

A reunião também definiu dois encaminhamentos (um técnico e outro institucional), sendo: o técnico organizar a equipe técnica para definir como obter e disponibilizar os dados do monitoramento das estações hidrometeorológicas; e o institucional verificar a possibilidade de convênio para manutenção das estações entre a EPAGRI/MDA Reconstrução e a AMVALI.

Maiores informações:

Nelso Figueiró (EPAGRI/CIRAM): (48) 9119-4307 ou 3665-5176.

Paulo de Almeida (consultor do colegiado): (47) 9219-4695.