A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu através do Colegiado de Saúde e da Câmara Temática de Saúde Mental da AMVALI realizam programação alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio. A programação acontece nos sete municípios da microrregião. O Dia da Luta Antimanicomial propõe tratar a pessoa com transtorno mental de forma humanizada, resgatando a participação familiar e comunitária e substituindo o modelo baseado na hospitalização perene.
No Brasil, a data foi escolhida porque, em 18 de maio de 1987, ocorreu o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru – movimento que resultou na Reforma Psiquiátrica Brasileira, definida pela Lei 10.216 de 2001 (Lei Paulo Delgado), que instituiu os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde os pacientes recebem tratamentos semi intensivo (alguns dias por semana) ou nos casos mais severos, intensivos (todos os dias da semana), morando, entretanto, na maioria das vezes, junto com a família e convivendo em sociedade.
Desde 1998, vem sendo realizadas comemorações alusivas ao dia 18 de maio com o intuito de despertar a sociedade para a questão da violência manicomial no seu sentido amplo. No próximo sábado, dia 18 de maio, às 8h45min acontecerá a 3ª Caminhada de Saúde Mental, concentração na Praça Ângelo Piazera em Jaraguá do Sul.
Maiores informações: Denise Thum – Coordenadora da Câmara Temática de Saúde Mental da AMVALI e Coordenadora da Saúde Mental de Jaraguá do Sul – (47) 3370-5693.