Parceria objetiva manutenção de estações hidrometeorológicas
A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI firmou convênio/contrato de cooperação técnico-científica com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI durante reunião do conselho deliberativo formado pelos prefeitos dos sete municípios da microrregião na tarde de ontem (20). Um dos objetivos do convênio é a manutenção de sete estações agrometeorológicas, duas estações hidrológicas e duas estações meteorológicas, instaladas pela EPAGRI através do MDA Reconstrução nos municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.
A disponibilização dos dados das estações existentes na Bacia do Itapocu, monitoradas pela EPAGRI/CIRAM, também é um importante objetivo do convênio para o monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, através do SIG -AMVALI, em situações ou eventos hidrológicos críticos, seja de seca na agricultura ou excesso de chuvas, por exemplo. Um eficiente sistema de monitoramento é essencial para a prevenção, a medida que os municípios tenham acesso e disponibilizem informações aos agricultores, gestores e profissionais da defesa civil.
O gerenciamento da manutenção técnica será realizada pela EPAGRI e financeira pela AMVALI. Este convênio está sendo discutido desde maio de 2012 e foi um dos encaminhamentos do Workshop sobre monitoramento hidrometeorológico realizado no dia 7 de maio, em Schroeder.
As estações agrometeorológicas fornecem dados como temperatura, umidade relativa do ar, chuva e molhamento foliar. Já as estações meteorológicas fornecem dados referentes a temperatura, umidade relativa do ar, chuva, molhamento foliar, radiação, pressão atmosférica e direção e velocidade do vento. Através das estações hidrológicas será possível obter dados sobre a chuva e nível dos rios.
O Projeto MDA Reconstrução foi criado por conta das adversidades climáticas, em especial a enchente ocorrida em novembro de 2008. Dentre os objetivos estão: reestruturar um sistema de monitoramento climatológico, com o intuito de disponibilizar informações agrometeorológicas dos principais sistemas produtivos da agricultura familiar da região atingida pela catástrofe e produzir e divulgar diariamente a previsão do tempo e o monitoramento do nível dos rios, para a agricultura familiar dos municípios atingidos pela catástrofe.