O Colegiado de Cultura da AMVALI coordenado por Leone Silva, Presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul realizou reunião na tarde de ontem (2). O principal assunto discutido foi referente aos detalhes da 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura da AMVALI que acontecerá no sábado, dia 13 de julho, na ACIAG, em Guaramirim.
A conferência envolverá os sete municípios da AMVALI e discutirá propostas, além de eleger delegados que participarão da conferência estadual e nacional. As conferências municipais de cultura devem ser realizadas até o dia 11 de agosto e as conferências estaduais até o dia 15 de setembro. Já a 3ª Conferência Nacional de Cultura acontecerá em Brasília, no período de 26 a 29 de novembro. O tema será "Uma Política de Estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura".
Segundo Leone a programação iniciará às 8 horas com o credenciamento e às 9 horas será realizada a cerimônia de abertura com a presença de autoridades dos sete municípios do Vale do Itapocu. A seguir será realizada a palestra "Os desafios do Sistema Nacional de Cultura" e em após debate. No período vespertino, a programação inicia às 13h30min, com discussões nos eixos temáticos onde serão elencadas as propostas e para finalizar acontecerá a votação das propostas e a eleição dos delegados.
Serão quatro eixos temáticos: 1. Implementação do Sistema Nacional de Cultura; 2. Produção Simbólica e Diversidade Cultural; 3. Cidadania e Direitos Culturais; 4.Cultura e Desenvolvimento.
Outro assunto apresentado e discutido durante a reunião foi uma proposta de realização da Mão da Terra – Feira Internacional de Cultura e Artesanato que visa promover a arte e a cultura de mais de 15 países através da riqueza do seu artesanato com a preocupação de não afetar os interesses do comércio local. O assunto voltará a ser discutido na próxima reunião e o colegiado discutirá sobre a viabilidade de realizar o evento em Jaraguá do Sul, previsto para meados de abril de 2014.
Maiores informações: Leone Silva (47) 2106-8700.