O Colegiado de Cultura da AMVALI realizou reunião na tarde desta sexta-feira (23), coordenada por Leone Silva. O primeiro assunto da pauta foi a apresentação da empresa Viés Cultural Museologia e Patrimônio realizada pelo sócio-gerente João Paulo Corrêa. A Viés Cultural é uma empresa que realiza projetos e presta assessoria na área cultural, com foco nos processos socioculturais do Sul do país, que se apresenta para assessorar os museus, centros culturais, galerias de arte e espaços de exposição, nas mais diversas áreas da sua ciência.
A seguir, o grupo debateu sobre a realização de oficina de teatro que acontecerá de 9 a 13 de setembro, no auditório do Grupo GATS, em Jaraguá do Sul. O evento será promovido pela AMVALI através do Colegiado de Cultura, pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM através da EGEM e pela Fundação Catarinense de Cultura.
Os objetivos são explorar a improvisação como elemento fundamental da linguagem teatral; desenvolver a percepção sensorial, a consciência corporal e a exploração do espaço; e propiciar a criação de cenas a partir do material investigado durante o processo. Podem participar da oficina gestores culturais, educadores, multiplicadores municipais e interessados em participar com idade mínima de 20 anos.
A programação integra exercícios de relaxamento e concentração, exercícios de imaginação criativa e imaginação reprodutiva, jogos de integração e montagem de cenas. Ao todo serão 16 horas/aula e os participantes receberão certificado. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 7 de setembro, estão disponíveis 40 vagas.
Durante a reunião o Gestor da Fundação Municipal de Cultura de Guaramirim, Francisco Belmiro Laffin Junior realizou a entrega dos certificados da Conferência Intermunicipal de Cultura da AMVALI aos municípios, realizada no dia 13 de julho, em Guaramirim.
A seguir os membros do colegiado discutiram sobre a realização de dois cursos, um sobre elaboração de projetos culturais e o outro sobre "Gestão de acervos arquivísticos – Documentos Públicos: legislação aplicável e regulamento municipal", que voltarão a ser discutidos na próxima reunião.