O Colegiado de Contadores e Controladores Internos da AMVALI realizou reunião na manhã desta quarta-feira (4), na Prefeitura Municipal de Rio Negrinho. O objetivo foi conhecer os procedimentos utilizados pelas comissões internas, em relação ao tombamento patrimonial dos bens móveis e imóveis, em razão do município de Rio Negrinho estar entre os municípios do Estado de Santa Catarina com levantamento patrimonial em andamento e em conformidade com novas normas da contabilidade pública.
Participaram da reunião os membros do colegiado de contadores e técnicos que atuam no setor de patrimônio dos municípios da AMVALI e também os consultores do colegiado Mateus S. Silvetrin e Juliana P. H. Demarchi. Durante o encontro foi discutida a necessidade de estabelecer as normas e as medidas a serem adotadas referente aos procedimentos para incorporação, transferência e baixa dos bens patrimoniais das administrações municipais, a também a necessidade de se adotar medidas para o efetivo controle e gerenciamento dos bens móveis e imóveis pelos órgãos responsáveis.
De acordo com a equipe de Rio Negrinho, o primeiro passo para iniciar os trabalhos é fazer a normatização e procedimentos do patrimônio no município; o segundo passo é nomear através de Portaria uma comissão com integrantes efetivo, uma Comissão para Bens Móveis com equipe formada por Contabilidade, Controle Interno, Planejamento, Saúde, Educação e demais setores de acordo com a disponibilidade de cada Prefeitura e outra Comissão para Bens Imóveis formada por Arquitetos, Engenheiros, Fiscais de Obras de Postura e demais integrantes de acordo com a realidade do município.
Em Rio Negrinho, a Comissão de Bens Móveis é formada por 14 membros efetivos e dos Bens Imóveis é formada por cinco membros efetivos. Segundo a equipe, os trabalhos estão iniciando neste mês (setembro) ficando a disposição para eventuais consultas e dúvidas.