Na tarde de ontem (25), o Presidente da AMVALI, Prefeito Dieter Janssen e o 1.º Vice-Presidente da AMVALI, Lauro Fröhlich entregaram os estudos de diagnóstico do entorno das obras de abertura e implantação dos molhes de fixação da Foz do Rio Itapocu e da região estuarina, ao Prefeito de Barra Velha, Claudemir Matias Francisco e ao Presidente da Câmara de Barra Velha, Vereador Nivaldo José Ramos.
Os estudos contemplaram os diagnósticos da dinâmica costeira e da recarga sedimentar da restinga; da biota aquática; da qualidade das águas e a modelagem das correntes marítimas e marés de enchente e vazante.
Os diagnósticos foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar, a partir de estudos técnicos desenvolvidos na área em questão e em dados secundários disponíveis na literatura científica, complementados por campanhas de campo, o que permitiu minuciosa observação da área de influência do estuário lagunar, proveniente da desembocadura do Rio Itapocu junto ao ambiente marinho, localizada entre os municípios de Araquari e Barra Velha.
A equipe da AMVALI trabalhou em parceria com a Prefeitura de Barra Velha e Fundema, juntamente com os técnicos da Ethos Serviços Técnicos, de Jaraguá do Sul, responsável técnica pelo estudo.
Para o Prefeito de Barra Velha, Claudemir Matias Francisco, a partir deste estudo Barra Velha poderá reforçar a busca por recursos federais e estaduais e enfim concluir esta grande obra de interesse ambiental e social de toda região do Vale do Itapocu. "Agradeço o Prefeito Dieter por ter propiciado este importante estudo da AMVALI para auxiliar no esforço de Barra Velha em concluir esta obra vital para todos que habitam na região da foz do Itapocu", disse Claudemir.