You are currently viewing Técnicos da AMVALI realizaram levantamento em São João do Itaperiú

Técnicos da AMVALI realizaram levantamento em São João do Itaperiú

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Associação de Municípios do Vale do Itapocu através do Colegiado de Defesa Civil e apoiado pelo Comitê Itapocu através da Câmara Técnica de Prevenção de Riscos Hidrológicos vem trabalhando na elaboração do Plano Regional para Prevenção de Cheias do Vale do Itapocu.

Os trabalhos estão sendo coordenados pelos consultores do Colegiado de Defesa Civil da AMVALI, Normando Zitta e Paulo de Almeida e tem como objetivo criar um documento regional envolvendo os sete municípios da microrregião, mapeando as áreas alagáveis, fazendo um diagnóstico dos principais problemas e trazendo recomendações de medidas estruturais (obras) e não estruturais (capacitações, programas de conscientização, etc.) que podem ser adotadas para minimizar e mitigar desastres relacionados a cheias.

Neste ano o plano teve como foco para seu desenvolvimento e elaboração os sete municípios do Vale do Itapocu, cobrindo inicialmente apenas os perímetros urbanos, os quais possuem um maior índice de ocupação e que por sua vez apresentam maior risco para as comunidades.

Paralelo a elaboração do plano está sendo inserido no planejamento do Comitê da Bacia do Rio Itapocu para o ano de 2014, a sequência deste trabalho nos municípios da AMVALI com ciclo de capacitações e a extensão dos trabalhos para todos os municípios que compõem a bacia hidrográfica.

Nesta semana, os consultores realizaram uma visita técnica no município de São João do Itaperiú, onde foram recebidos pelo prefeito Rovâni Delmônego e representantes de vários setores da prefeitura. Segundo Paulo este foi o último município do Vale do Itapocu a ser visitado pelos técnicos, os quais agora estão realizando o trabalho de análise das informações colhidas para a elaboração de um projeto que visa captar recursos para viabilizar as obras necessárias para a prevenção de novas ocorrências de cheias.

O plano de prevenção tem previsão para término em novembro, ocasião em que haverá apresentação pública dos resultados.

Fonte: Normando Zitta e Paulo de Almeida.

Maiores Informações: Paulo de Almeida (47) 9219-4695 ou Normando Zitta (47) 8831-3570.