A Câmara Técnica de Saúde Mental da AMVALI coordenada por Denise Thum realizou reunião na manhã desta terça-feira (22). Dentre os assuntos foi realizada uma avaliação do 2º Encontro de Saúde Mental dos Municípios da AMVALI realizado nos dias 10 e 11 de outubro, no auditório São José da Igreja Matriz São Sebastião, em Jaraguá do Sul.
O evento foi alusivo ao Dia Mundial de Saúde Mental e teve a participação de mais de 400 pessoas. O tema do encontro foi "10 Anos da Política Nacional de Humanização – PNH e novos desafios diante da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS".
Segundo Denise Thum "o encontro foi avaliado positivamente tanto o local, quanto o tema, os palestrantes e a organização geral. Agora vamos continuar trabalhando na implantação da Política Nacional de Humanização – PNH na região através de duas ações: uma envolvendo os gestores municipais e outra os trabalhadores da saúde".
Denise também informou que os membros da Câmara Técnica de Saúde Mental solicitaram a participação na próxima reunião do Colegiado de Saúde da AMVALI para levar a proposta de formação de grupos de trabalho nos municípios para implantar a PNH. A próxima reunião da câmara técnica acontecerá no dia 20 de novembro, às 8h30min, na AMVALI.
PNH
De acordo com o Ministério da Saúde, lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização – PNH busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que muitas vezes produzem atitudes e práticas desumanizadoras que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúde em seu trabalho e dos usuários no cuidado de si.
A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. A PNH busca transformar as relações de trabalho a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas. São princípios da PNH: a transversalidade, a indissociabilidade entre atenção e gestão e o protagonismo, corresponsabilidade e autonomia dos sujeitos e coletivos.
A PNH e Gestão do SUS têm como propósitos: contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização; fortalecer iniciativas de humanização existentes; desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção; aprimorar, ofertar e divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão; e implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.
Fontes: Denise Thum e Ministério da Saúde.
Maiores Informações: Denise Thum (47) 8868-5190.