You are currently viewing Femusc é apresentado durante reunião do Colegiado de Cultura

Femusc é apresentado durante reunião do Colegiado de Cultura

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

  Projeto cultural objetiva divulgar a cultura germânica

O Colegiado de Cultura da AMVALI realizou reunião na quinta-feira (24), coordenada por Leone Silva, presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. O primeiro assunto foi apresentado pelo diretor de Marketing do Grupo Weg e presidente do Femusc, Antônio César da Silva referente ao Festival de Música de Santa Catarina – Femusc 2014.

Antônio falou sobre a expectativa empresarial em relação às oportunidades de captação de recursos para o festival que acontecerá de 19 de janeiro a 1º de fevereiro de 2014, em Jaraguá do Sul. Será a nona edição do evento que se caracteriza como um festival-escola não competitivo, que promove durante 14 dias a troca de experiências entre professores e alunos de vários 18 países, através de classes de estudos e mais de 200 apresentações abertas ao público.

Desde a primeira edição, o Femusc vem se constituindo em um evento de suma importância na cultura brasileira, tanto na apresentação de concertos de mais alto nível artístico internacional e de classes instrumentais com grandes mestres da música, como em seu empenho social.

Dentre os objetivos do evento estão: auxiliar no incremento de qualidade da produção cultural em Santa Catarina, através de ações de ensino/formação/educação; manter o alto nível de professores e alunos proporcionando o melhor aprendizado; levar atividades culturais a todas as camadas da população, através de concertos sociais e de uma grande oferta de concertos gratuitos ou a preços subsidiados; criar valor para a região e em Santa Catarina, fomentando o turismo especializado e promovendo o reconhecimento cultural para o estado, a região e a cidade sede; e a criação de valor para parceiros do evento através de ampla divulgação na mídia geral e especializada.

Antônio falou que "nesta nona edição estarão presentes músicos de 30 países e que o objetivo da sua participação na reunião do colegiado foi colocar a disposição nos municípios da AMVALI os concertos, para que os mesmos não ocorram apenas em Jaraguá do Sul, mas nos demais municípios. Os concertos são realizados gratuitamente, apenas é solicitada a divulgação em cada município para que o público prestigie e o transporte e alimentação dos músicos".

Outra novidade do Femusc é que a partir de novembro será realizada uma campanha para as pessoas físicas e jurídicas investirem neste projeto que pode ser deduzido do imposto de renda. Antônio acrescentou que várias empresas já contribuem com o festival, mas o foco é conscientizar as pessoas físicas para que venham a contribuir.

A seguir, Leone explanou sobre a realização de capacitação para inscrever projetos através da Lei Rouanet. A capacitação está prevista para acontecer no final de novembro e início de dezembro, na AMVALI.

PROJETO CULTURAL

Outro assunto apresentado durante a reunião do Colegiado de Cultura da AMVALI foi sobre o projeto cultural "Difusão da Germanicidade", por Nivo Walz, diretor do Centro Brasil Germânico de Cultura e Turismo Via Internet. O objetivo foi explanar a importância de integrar e divulgar nos municípios a cultura germânica.

Nivo disse que "faz parte do projeto integrar e divulgar as cidades consideradas germânicas através dos seus sites institucionais, além disso, roteiros turísticos, eventos culturais, exposições, festas tradicionais, e ainda conectar o nosso site com a rede turística da Suíça, Áustria e Alemanha. Faz parte também divulgar as principais empresas e seus segmentos que representam a herança histórica, cultural, social e a pujança econômica e produtiva do município, em especial, focando a história dos empreendedores fundadores originais que tiveram a ideia do projeto".

A divulgação acontece através do site http://www.germaniadesempre.com.br/ onde são disponibilizados gratuitamente cinco programas de áudio musicais semanais com intercâmbio de emissoras da Suíça, Áustria e Alemanha no idioma português, sendo que qualquer emissora interessada pode retransmitir. Para saber um pouco mais sobre este projeto acesse: http://www.germaniadesempre.com.br/

Maiores Informações:

Leone Silva (47) 2106-8700.

Sheila Pires (47) 8814-0190 – Femusc.

Nivo Walz (47) 9267-6982 – Projeto Difusão da Germanicidade.